Temos 3 aminoácidos de cadeia ramificada: leucina, valina e isoleucina, que correspondem ao que chamamos de BCAAs. Os aminoácidos de cadeia ramificada são estruturas diferentes dos demais aminoácidos, pois possuem duas ou mais ramificações que se conectam a mais carbonos na molécula.
Os Aminoácidos são estruturas que formam as Proteínas, das mais simples às mais complexas, exercendo funções importantes no nosso metabolismo.
Metade desses aminoácidos nosso próprio organismo produz sozinho e temos alguns outros que não, esses conseguimos apenas através da alimentação e/ou suplementação, chamados de Aminoácidos Essenciais.
Dentre os aminoácidos essenciais, temos 3 aminoácidos de cadeia ramificada: leucina, valina e isoleucina, que correspondem ao que chamamos de BCAAs.
O que são e para que servem os aminoácidos de cadeia ramificada?
São estruturas diferentes dos demais aminoácidos, pois possuem duas ou mais ramificações que se conectam a mais carbonos na molécula.
Essa característica molecular dá a esses aminoácidos um destaque especial, ainda considerando que eles são essenciais.
Possuem diversas funções importantes no metabolismo, mas vale ressaltar que são essenciais para a manutenção da massa magra do nosso corpo. Ainda assim, contribuem no controle da perda muscular (por qualquer fator), reposição de massa corporal no geral, otimização de cicatrização tecidual e prevenção e/ou tratamento de doenças hepáticas e renais.
Vantagens dos Aminoácidos de Cadeia Ramificada?
Dentre a importância de obtê-los através da alimentação/suplementação, podemos ressaltar diversas vantagens e benefícios que o seu consumo adequado proporciona ao nosso organismo:
- Redução da sensação de cansaço/fadiga;
- Promoção da melhoria da qualidade de vida;
- Melhora da qualidade do sono;
- Melhora a concentração de outras proteínas no sange, como a albumina (importante para indivíduos com insuficiência cardíaca);
- Combate a desnutrição;
- Aumento do sistema imunológico, fortalecendo as defesas do organismo;
- Previne e diminui a chance de lesão tecidual;
- Retarda a progressão de doenças hepáticas;
- Ameniza a dor muscular pós treino;
- Auxilia no ganho de massa muscular;
Os aminoácidos de cadeia ramificada são uma boa fonte de energia?
Atua diretamente no fornecimento de energia para o músculo esquelético, retardando a fadiga muscular durante a prática de atividade física. Já no pós treino, auxilia na melhora gradativa do sistema imunológico (diminuindo estresse oxidativo), sendo eficaz também na recuperação do tecido muscular.
Os aminoácidos de cadeia ramificada ajudam no emagrecimento?
Aminoácidos de Cadeia Ramificada tem a função de atenuar a perda de massa muscular, ou seja promovendo a manutenção de músculo mesmo em déficit calórico. Pode também, auxiliar no controle da fome e auxiliar na queima de gordura durante a prática de atividade física.
Entretanto, vale ressaltar que esse aporte de aminoácidos de cadeia ramificada atua em um papel secundário, já que o emagrecimento depende de diversos fatores como o déficit calórico (consumir menos energia do que se gasta, promovendo a utilização de reservas de energia e assim o emagrecimento) e a prática de atividade física regular (essa aumentando o gasto energético e favoreciendo o déficit calórico).
Aminoácidos de cadeia ramificada ajudam na hipertrofia muscular e na recuperação do músculo?
Aliado a uma boa distribuição da alimentação e o estímulo adequado de treinamento para o músculo, se mostra eficaz na hipertrofia e manutenção de massa magra por auxiliar na síntese e concentração de proteínas no organismo, disponibilizando ainda mais aminoácidos para a construção tecidual e também na reposição destes aminoácidos após utilização durante a sessão de treino, otimizando e acentuando a melhor recuperação muscular.
Reduz a fadiga durante os exercícios?
Durante a prática de atividade física, nosso organismo capta e utiliza diversos aminoácidos como fonte de energia, especialmente os aminoácidos de cadeia ramificada. Sendo assim, a adequação da ingestão desses aminoácidos se torna importante para a redução da fadiga muscular durante a sessão de treinamento.
Entretanto, não podemos negligenciar o aporte de carboidratos associados ao consumo correto de proteínas.
Quais os Alimentos ricos em Aminoácidos de Cadeia Ramificada?
Como são aminoácidos essenciais, só conseguimos adquiri-los através da alimentação. Especialmente dos alimentos de origem animal, veja alguns exemplos abaixo:
- Ovos, Peixes, Carne (Bovina e Suína);
- Leite e seus derivados;
Grãos como:
- Feijão, Soja, Milho, Ervilhas;
Oleaginosas:
- Castanhas (Pará e Caju), Nozes, Avelã, Amêndoas e Amendoim;
Vegetais:
- Alho, Beterraba, Berinjela, Cebola Roxa;
Outros:
- Cacau, Centeio e Cevada;
Sem contar suplementos alimentares que disponibilizam esses aminoácidos em quantidade e qualidade 100% para o organismo, como é o caso do Hero (nosso BCAA) e também do 21-15-9 Amino (que dispõem de todos os aminoácidos essenciais inclusive os BCAAs).
Quais são os efeitos colaterais dos aminoácidos de cadeia ramificada?
Não existem efeitos colaterais associados ao consumo de aminoácidos de cadeia ramificada, seja através de alimentos ou suplementação específica, não existindo também nenhuma contra indicação desse consumo.
São substâncias importantes para a regulação e bom funcionamento do nosso organismo e metabolismo de proteínas no geral.
Aminoácidos de Cadeia Ramificada engordam?
Alimentos que contém esses aminoácidos contém calorias assim como qualquer outro que disponibilize energia (calorias) para o organismo. Para engordar, um indivíduo deve consumir mais energia do que está gastando, ou seja, caso o consumo desses alimentos ultrapasse o aporte energético diário desse indivíduo ele irá engordar.
Por este motivo, devemos sempre consultar um Nutricionista para adequação do consumo desses alimentos e também do aporte energético disponibilizado na dieta.
Vale ressaltar que suplementos como o BCAA (12 kcal por porção) e o outros que o contém (como o 21-15-9 = 28 kcal por porção), são baixos em calorias, por este motivo não são suficientes para contribuir para o ganho de gordura de um indivíduo.
Aminoácidos de Cadeia Ramificada: Como tomar?
As quantidades desses aminoácidos variam de pessoa para pessoa, sendo um cálculo individual que depende de peso, gênero e outros fatores.
Seu aporte pode variar de 0,06 a 0,1g por quilo de peso do indivíduo, em cada refeição. Como é uma proteína, deve ser fracionada ao longo do dia para garantir o aporte e distribuição adequada.
Procure sempre um profissional Nutricionista para acompanhamento e introdução correta na sua alimentação.
Onde comprar Aminoácidos de Cadeia Ramificada?
Você pode encontrá-los em nosso site oficial da Hopper e também nos nossos parceiros, tanto em lojas físicas como em compras online.
Conclusão
Os Aminoácidos de Cadeia Ramificada apresentam grande importância para a manutenção do nosso tecido muscular, exercendo outros benefícios no nosso organismo e saúde de maneira geral, assim como melhora da performance esportiva. Devem ser consumidos diariamente, seja através da alimentação e/ou suplementação, pois o nosso corpo não os produz sozinho.
Para individualização das quantidades consulte sempre um profissional Nutricionista.