Exercícios de Mobilidade: Quais são os benefícios?

Exercícios de mobilidade têm ganhado destaque no treinamento físico pelos seus benefícios, que serão descritos neste artigo.

O que são Exercícios de Mobilidade?

Os exercícios de mobilidade são exercícios dinâmicos que trabalham a flexibilidade juntamente com outras capacidades como equilíbrio e força muscular. Podem ser utilizados como exercícios de aquecimento antes da parte principal do treino, preparo muscular para otimizar a produção de força nos exercícios subsequentes e até para otimizar algum gesto técnico dentro do esporte.  

Quais são os benefícios da Mobilidade?

  • Aumento da temperatura corporal
  • Maior produção de força muscular
  • Diminuição de desequilíbrios musculares;
  • Ganhos de flexibilidade
  • Melhora de gestos esportivos
  • Diminuição do estresse nas articulações

Qual é o melhor momento para realizar exercícios de Mobilidade?

Podemos introduzir exercícios de mobilidade no início do treino para aumento da temperatura corporal e otimizar ganhos de força muscular ou melhora de gestos esportivos. Podemos também utilizar exercícios de mobilidade no final do treino para auxiliar na diminuição do estresse nas articulações decorrentes do treino.

Existe diferença entre exercícios de Mobilidade e Alongamento?

Na mobilidade trabalhamos de forma dinâmica com grandes amplitudes de movimentos, enquanto que no alongamento trabalhamos de forma estática. No alongamento priorizamos a flexibilidade, já na mobilidade trabalhamos a flexibilidade como parte dos benefícios.

Conclusão

Exercícios de mobilidade são importantes para aquecer e preparar o corpo para a parte principal do treinamento, sendo inclusive uma forma interessante de aquecimento.

Deixe um comentário

Relacionados

Assine nossa Newsletter

plugins premium WordPress
Rolar para cima