Whey Protein Concentrado: O que é, para que serve e benefícios?

O Whey Protein é o suplemento mais famoso no mundo fitness, devido a sua versatilidade, praticidade e aplicabilidade em diversas situações do dia-a-dia, podendo ser utilizado por quem treina ou por quem busca um estilo de vida mais saudável de maneira geral, sendo estudado e aperfeiçoado ao longo dos anos.

No mercado, temos alguns tipos de Whey Protein disponíveis para comercialização, um deles é o Whey Protein Concentrado, passa por um processo de separação física, sendo assim o Whey Protein no mercado que contém o melhor custo benefício.

O que é o Whey Protein Concentrado?

É um suplemento alimentar fonte de proteína, assim como o Built Whey da Hopper Nutrition, passa por um processo de separação física, concentrando 80% da proteína do soro do leite, sem filtrar a lactose, outros carboidratos e a gordura (mesmo que essa esteja em níveis reduzidos, junto com o colesterol). Contém também um pouco mais de compostos bioativos.

Para que serve o Whey Protein Concentrado?

Tem diversas forma de ser aplicado na rotina do dia-a-dia, para indivíduos comuns que têm nível de treinamento moderado, auxilia no emagrecimento e definição muscular, indicado para indivíduos que não contém nenhuma restrição alimentar ou intolerância, pode ser utilizado em uma estratégia hipocalórica (onde se tem a redução de calorias).

Pelo mesmo motivo, é muito utilizado por aqueles que buscam melhora de performance no treino e aumento de massa muscular, otimizando esse processo.

Pode também ser utilizado por indivíduos que buscam construção, recuperação e definição muscular, sendo incluído no pós treino de muitos praticantes de atividade física, por conta de seu alto valor biológico de aminoácidos.

Como o Whey Protein Concentrado age em nosso organismo?

Além de seus inúmeros benefícios para o organismo, tem função na melhora da imunidade, diminuição do catabolismo muscular, auxilia na recuperação, manutenção e crescimento muscular, atua no aumento da performance (devido a melhoria da composição corporal e melhor fornecimento de aminoácidos para o músculo) e se tornou uma das melhores opções para quem deseja ter ganho de massa muscular.

Quais são os benefícios do Whey Protein Concentrado?

Dentre toda a sua funcionalidade e aplicabilidade, podemos citar:

  • Aumenta a hipertrofia muscular

Já que fornece todos os aminoácidos essenciais em qualidade e quantidade corretas para construção do músculo.

  • Recuperação Muscular mais eficiente

Pelo mesmo motivo citado acima, acelera o processo de recuperação da fibra muscular, otimizando o processo de recuperação muscular.

  • Auxilia na Imunidade

Aumenta a promoção da síntese de glutationa, que estimula o sistema imunológico, pois aumenta a eficácia de antioxidantes no nosso organismo.

  • Auxilia na Performance

Por melhorar a recuperação muscular e promover melhor síntese proteica, pode auxiliar no ganho de força e melhorar a performance esportiva consequentemente.

  • Fonte de Aminoácidos

É um suplemento proteico completo em aminoácidos, principalmente os essenciais, que são aqueles que o nosso organismo não produz.

  • Diminui o catabolismo

Pela disponibilidade adequada de aminoácidos e absorção mais eficaz no organismo.

Como e quando tomar Whey Protein Concentrado?

Para melhor aproveitamento de seus benefícios, temos 3 momentos que seriam os melhores para seu consumo:

  • Pós Treino

Devido a janela metabólica que acontece após a sessão de treino intenso, categorizada pela depleção/utilização dos estoques de aminoácidos no músculo, onde os nutrientes ingeridos são melhores aproveitados. Com a proteína não seria diferente, consumir após o treino garante a melhor síntese proteica, atuando na recuperação e construção muscular.

  • Entre as refeições

Para complementar o aporte proteico diário caso você não consiga consumir algo sólido, garantindo a nutrição adequada ao seu organismo.

  • Antes de dormir

Prevenindo o catabolismo muscular, atuando na síntese proteica e recuperação muscular durante o sono, garantindo melhoria da composição corporal.

Além disso, devido à sua versatilidade, pode ser utilizado em receitas como: panquecas, mingaus, shakes, bolos e etc. Pode ser consumido com água, leite, iogurte e frutas.

A quantidade de consumo é individual para cada pessoa e deve ser indicada por um profissional Nutricionista.

Perguntas frequente sobre o Whey Protein Concentrado

Whey Protein Concentrado engorda?

Isoladamente ele não tem esse estímulo de ganho de gordura, pois depende do contexto alimentar e da ingestão de calorias do dia como um todo.

O que engorda é ingerir mais calorias do que você gasta, neste caso não é um alimento que tem esse poder e sim tudo que você consumiu no dia todo.

Qual a diferença entre Whey Protein Concentrado e Isolado?

O Whey Protein Isolado tem maior concentração de proteína e a isenção de lactose, podendo ser consumido por indivíduos intolerantes à lactose.

Além do processo industrial de extração e produção de cada, que difere o valor de mercado, sendo assim, o Whey Protein Concentrado tem um custo benefício melhor por ter um processo mais simples.

Quais são os efeitos colaterais do Whey Protein Concentrado?

Indivíduos que são alérgicos à proteína do leite ou à lactose podem ter efeitos negativos como, náuseas, enjoo, diarreia, dor de cabeça, podendo ter reações alérgicas mais severas a depender do nível de intolerância ou que tenham alguma insuficiência renal ou hepática, neste segundo caso, não é que pode agravar os sintomas da doença, mas qualquer suplementação deve ser acompanhada de um médico, já que temos alterações no metabolismo desses indivíduos.

Qual o melhor horário para tomar o Whey Protein Concentrado?

Não existe o horário perfeito e indicado para consumo, já que o suplemento aporta aminoácidos, substituindo um alimento sólido, fonte de proteína.

Sendo assim, ele pode ser consumido a qualquer hora do dia e será indicado e planejado pelo Nutricionista que o acompanha, de acordo com a estratégia escolhida na dieta e também o objetivo do paciente.

É necessário praticar exercícios para consumir Whey Protein Concentrado?

Qualquer pessoa, praticante de atividade física ou não, pode consumir o Whey Protein Concentrado, desde que não tenha nenhuma sensibilidade aos componentes da fórmula.

Como ele é uma fonte de aminoácidos, pode ser incluído em qualquer dieta para complemento do aporte proteico do dia.

Inclusive o Whey Protein Concentrado pode auxiliar em alguns casos, como em pacientes com sarcopenia (grande perda de massa muscular), ou com osteoporose (descalcificação óssea) e até mesmo com imunidade baixa, pois auxilia no fortalecimento do sistema imunológico.

Conclusão

O Whey Concentrado Isolado traz grandes benefícios para a saúde, auxiliando no aporte de proteínas em diversos tipos de dieta, sendo essa pessoa praticante de atividade física ou não.

Seu consumo deve ser instruído por um profissional Nutricionista que encaixa no melhor momento do seu dia, além de posicionar corretamente o seu uso durante o dia-a-dia.

Deixe um comentário

Relacionados

Assine nossa Newsletter

plugins premium WordPress
Rolar para cima