Aminoácidos essenciais: o que são e benefícios

Aminoácidos essenciais: o que são e benefícios

O que são aminoácidos?

Aminoácidos são as unidades que compõem as proteínas. Eles são moléculas orgânicas formadas por ligações de carbono, hidrogênio e nitrogênio. De uma forma mais simples, imagine que a proteína é uma parede e nesse contexto, os aminoácidos são os tijolos que formam a sua estrutura.

Essas proteínas são formadas por 20 aminoácidos, sendo 9 essenciais e 11 não essenciais. Os chamados não essenciais já são produzidos pelo nosso corpo naturalmente, já os essenciais como não podem ser sintetizados pelo corpo humano, temos de conseguí-los por meio de alimentos ou suplementos, como o 21-15-9 da https://blog.hoppernutrition.com.br/wp-content/uploads/2020/02/dieta-cetogenica-combina-com-melhora-de-rendimento-no-crossfit-4.png nutrition que reúne em um único suplemento todos os 9 aminoácidos essenciais de forma isolada.

Qual é a diferença entre os Aminoácidos Essenciais e Não Essenciais?

Aminoácidos essenciais são aqueles que o nosso organismo não produz naturalmente e precisam, portanto, ser ingeridos na alimentação. Já os não essenciais, o nosso corpo consegue produzir sem a necessidade de uma dieta especial. 

Para que servem os Aminoácidos Essenciais?

A proteína é responsável pela formação de diversos tecidos, estruturas, entre outras funções, e o consumo adequado de aminoácidos é fundamental para que todas elas sejam formadas, de acordo com a demanda necessária.

Entre as suas principais funções estão:

  • Regeneração tecidual e celular (crescimento muscular)
  • Produção de anticorpos, células vermelhas no sangue e hormônios
  • Sensação de saciedade
  • Resistência e recuperação dos músculos
  • Complemento em dietas vegetarianas e veganas 

Quais são os Aminoácidos Essenciais e onde encontrá-los?

Histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina – são os chamados aminoácidos essenciais.

  • Alimentos como carne de porco, frango e bovina, além de peixes como salmão, mero, atum e sardinha são ricos em isoleucina, valina, leucina, fenilalanina, treonina, metionina, histidina e lisina.

 

  • Frango, peru, coelho e peixes como salmão, sardinha, vieira, medo, bacalhau e atum são ricos em triptofano.

 

  • O leite e seus derivados, em especial o queijo, também contêm praticamente todos os aminoácidos. E o ovo, especialmente, a clara, contém aminoácidos como isoleucina e valina.

 

E quando falamos em proteínas vegetais?

Alguns  alimentos de origem vegetal não contêm os nove aminoácidos essenciais, mas podemos complementá-los ao combiná-los sem ter de incorporar um alimento de origem animal.

Alimentos como grão-de-bico, soja, alguns feijões, trigo-sarraceno, quinoa, amaranto, sementes de cânhamo e pistache contém aminoácidos essenciais.

É interessante fazer pratos que combinam diversas fontes vegetais, como por exemplo um prato que combine lentilhas (ricas em lisina, pobres em metionina) com arroz integral (rico em metionina é pobre em lisina), assim pode-se obter uma refeição com proteínas completas.

Quais os benefícios dos Aminoácidos Essenciais?

  • Entre os benefícios encontramos:
  • Manutenção da homeostase do organismo
  • Construção de tecidos
  • Transportes de nutrientes
  • Regulação do sono e humor
  • Atuam como coadjuvantes no tratamento do diabetes tipo 2 para auxiliar no gerenciamento da hiperglicemia.

Aminoácidos podem auxiliar no processo de hipertrofia e aumento de performance?

A prática de atividades intensas pode exigir uma quantidade elevada de aminoácidos, também para produção de energia, caso o índice de glicose não consiga suprir a exigência do organismo. Para a recuperação dos músculos após os treinos, e em alguns casos, é preciso fazer a suplementação de proteína, para suprir essas necessidades e contribuir para o ganho de massa muscular.

A partir do consumo ideal de aminoácidos, há uma proteção extra das fibras. Para completar, a síntese proteica elevada é o ingrediente secreto para conseguir uma recuperação acelerada. Como resultado, há uma redução das dores e da sensação de fadiga.

Aminoácidos Essenciais e emagrecimento

A ingestão de aminoácidos essenciais, em conjunto com dieta equilibrada e exercícios físicos regulares, mostra  ser segura e eficaz, impedindo os efeitos adversos associados a um balanço negativo de nitrogênio e evitando também os problemas comumente associados às dietas de perda de peso, como fome, fraqueza e dor de cabeça.

A oferta de aminoácidos ramificados, principalmente de leucina, em programas de tratamento da obesidade é necessária na manutenção da massa muscular e estabilização da homeostase glicêmica e insulinêmica.

Devido à sua capacidade de elevar a concentração de serotonina endógena, aminoácidos como L-triptofano apresentam papel-chave na regulação da ingestão calórica por diminuição do apetite, o que vai contribuir com a manutenção do déficit calórico necessário no processo de emagrecimento.

Como suplementar Aminoácidos Essenciais?

Existe muitas vezes uma dificuldade em se obter os 9 aminoácidos essenciais de forma simultânea, já que  são encontrados em alimentos diferentes. Por este motivo, a suplementação tem sido uma indicação associada a uma dieta equilibrada.

O 21-15-9 da https://blog.hoppernutrition.com.br/wp-content/uploads/2020/02/dieta-cetogenica-combina-com-melhora-de-rendimento-no-crossfit-4.png nutrition traz estes aminoácidos na forma isolada, o que torna a sua absorção e digestão mais rápidas e pode ser consumido também por vegetarianos e veganos, já que não possui nenhuma matéria-prima de origem animal em sua composição.

O suplemento não anula a necessidade de incorporar uma variedade de alimentos na dieta todos os dias, como frutas, legumes, cereais integrais, nozes, sementes, proteínas animais e vegetais e gorduras saudáveis. Isso é essencial para o nosso corpo funcionar bem.

Deixe um comentário

Relacionados

Assine nossa Newsletter

plugins premium WordPress
Rolar para cima