Beta Alanina: O que é e para que serve?

Beta alanina: O que é e para o que serve? | Blog Hopper

Muito se fala em melhorar o desempenho físico para indivíduos que praticam atividade física no geral. Com isso, ao longo dos anos, a indústria de suplementos vem aprimorando e desenvolvendo produtos que possam aumentar a performance e melhorar a recuperação desses indivíduos.

A Beta Alanina é um dos suplementos nível A de comprovação de eficácia e grande número de estudos científicos que corroboram a sua utilização como recurso ergogênico no esporte.

O que é a Beta Alanina?

É um beta aminoácido não-essencial, daqueles que nosso corpo produz em quantidade e qualidade adequadas para manutenção da boa saúde muscular, apesar de também ser encontrada em alguns alimentos.

É chamado de “beta aminoácido”, pois tem seu grupo amino ligado ao carbono β e não ao carbono α.

Para que serve a Beta Alanina?

Tem um alto poder tamponante, ou seja, equilibra o pH da célula evitando a fadiga precoce, o que consequentemente aumenta a performance e auxilia na melhor recuperação muscular pós atividade física.

Como a Beta Alanina age no organismo?

Quando praticamos atividade física, o desgaste gerado para o músculo, aumenta os níveis de ácido láctico na fibra muscular, o que acaba gerando fadiga e ardência para o músculo.

A Beta Alanina aumenta a concentração de carnosina, através da combinação com a l-histidina, criando um efeito tamponante de ácido láctico, o que por sua vez, retarda a fadiga no músculo.

Esse efeito diminui a concentração dessa acidez, gerando mais energia para o músculo, que demora mais para chegar à exaustão.

Quais são os benefícios da Beta Alanina:

  • Aumenta o conteúdo de carnosina muscular (efeito percebido após 4 semanas de uso);
  • Aumenta o volume de treino: Por retardar a fadiga, o músculo demora mais para atingir a exaustão, o que dá a possibilidade de mais volume de repetições;
  • Tem poder antioxidante;
  • Potencializa o ganho de força;
  • Auxilia na melhora da composição corporal: Maior ganho de massa magra e aumento da perda de gordura;
  • Aumento da performance cerebral: Reduzindo a fadiga mental e melhorando o foco;
  • Aumento do desempenho físico;
  • Auxilia na intensidade e na maior duração dos treinos.

Como e quando tomar Beta Alanina?

A Beta Alanina tem efeito crônico, ou seja, precisa ser consumida todos os dias para que se possa aproveitar seus benefícios. Pode ser consumida antes ou depois do treino e também associada às principais refeições, visto que o consumo junto a uma fonte de carboidrato melhora sua absorção.

Pode ser diluída em água ou outra bebida da preferência de quem irá consumí-la (suco, leite, vitamina e etc).

Sua dosagem varia de 3 a 8g/dia, podendo ser tomada em dose única ou dividida de 2 a 3 doses menores ao longo do dia.

O fracionamento da dose total, diminui o efeito de parestesia (formigamento) que é notado pela grande maioria dos indivíduos que consomem Beta Alanina, tornando o efeito mais confortável.

Quais são as contraindicações da Beta Alanina?

A base de evidência científica sobre a contraindicação da Beta Alanina tem consenso limitado, sendo assim, evita-se apenas o consumo em gestantes e lactantes (mulheres em período de amamentação). Crianças e adolescentes só devem consumi-la de acordo com a orientação de um especialista.

A indicação de uso deve ser acompanhada por um Médico e/ou Nutricionista, para melhor aproveitamento de sua utilização.

Perguntas Frequentes sobre Beta Alanina:

A Beta Alanina faz o cabelo cair?

Não existem evidências desse efeito colateral pela utilização da Beta Alanina. O único efeito notado, é a parestesia, que é um formigamento leve na pele, que não traz nenhum malefício à saúde.

Gestantes podem consumir Beta Alanina?

Não existem evidências concretas de que a Beta Alanina possa causar algum prejuízo para a gestação, visto que é uma substância naturalmente produzida pelo nosso organismo.

Entretanto, evita-se o consumo durante a gravidez.

A Beta Alanina possui cafeína?

Em sua composição natural, não existe a presença da cafeína.

Ela pode ser acrescida na indústria, mas não faz parte da composição de Beta Alanina.

Quem não pode consumir Beta Alanina?

A Beta Alanina é um dos suplementos mais seguros que temos comercializados no mercado e não existem evidências científicas que comprovem prejuízo à saúde ao consumí-la. Por este motivo, qualquer indivíduo pode consumí-la, desde que acompanhado por um Médico e/ou Nutricionista.

Beta Alanina reduz a fadiga?

É sua principal função, ao diminuir os níveis de ácido láctico no músculo, reduz a exaustão muscular, possibilitando mais tempo e volume de treino.

Todo mundo que treina deve consumir Beta Alanina?

Não necessariamente, cada caso deve ser avaliado individualmente, entretanto, por se tratar de um suplemento indicado para indivíduos que buscam melhoria no desempenho físico e melhor recuperação muscular, pode ser interessante ser incluído na rotina de indivíduos que treinam constantemente. 

Qual o efeito da Beta Alanina?

Tem efeito de diminuição de fadiga, melhorando o pH do músculo, o que influencia no desempenho da fibra muscular, que suportará mais volume de treino.

Conclusão

Praticantes de atividade física que buscam aumento no seu desempenho físico ou indivíduos que buscam melhoria na composição corporal, podem aproveitar todos os benefícios que a suplementação de Beta Alanina oferece.

Seu uso é seguro e deve ser supervisionado por um especialista.

Deixe um comentário

Relacionados

Assine nossa Newsletter

plugins premium WordPress
Rolar para cima