Bulking: o que é, como fazer e tipos (Limpo e Sujo)

Bulking: o que é, como fazer e tipos (Limpo e Sujo) | Blog Hopper

O bulking é um termo conhecido no mundo da musculação para quem quer ganhar massa muscular (também conhecido como “off”), ou seja, é basicamente uma dieta de superávit calórico, onde teremos um balanço energético positivo na alimentação, consumindo mais calorias do que gastamos.

Mas para que o objetivo seja atingido com sucesso, existem algumas estratégias e cuidados dentro desse processo que devem ser seguidos. 

O que é bulking?

Consiste em um período de aumento de calorias da dieta, que irá aumentar o peso do indivíduo, com o intuito de disponibilizar mais energia para os músculos e gerar hipertrofia muscular.

Esse processo antecede o cutting, e ambos são comumente realizados por fisiculturistas e praticantes de musculação no geral.

O que é cutting?

Ao contrário do bulking, o cutting consiste no período em que diminuímos as calorias da dieta, com o intuito de diminuir o porcentual de gordura do indivíduo, o que por sua vez aumenta a definição muscular.

Quanto menos gordura, mais aparente os músculos ficam, é exatamente isso que buscamos ao realizar o cutting.

Como se faz um bulking?

Para fazer um bulking, precisamos descobrir com a maior precisão possível, todo o gasto energético desse indivíduo.

Saber quantas calorias ele gasta em repouso (taxa de metabolismo basal), quanto ele gasta para executar as atividades do seu dia-a-dia (tarefas domésticas, deslocamento entre lugares, tarefas do trabalho, entre outras) e quando ele gasta no treino.

Somando tudo isso, temos o Gasto Energético Total (GET) que é a quantidade de calorias que ele precisaria ingerir para manter o peso que está.

Feito isso, vamos avaliar a quantidade de peso/músculo que queremos ganhar e em quanto tempo e montar um planejamento alimentar direcionado para isso, com mais calorias do que o GET.

Entretanto, a distribuição dos macronutrientes (carboidrato, proteína e gordura) também será feita para direcionar o indivíduo para a hipertrofia.

Dieta bulking: Saiba como fazer corretamente

O aporte energético da dieta varia de pessoa para pessoa, entretanto em bulking, sempre trabalharemos em superávit calórico.

Todavia, precisamos pensar na melhor qualidade alimentar para essa dieta e também fazer um aumento de calorias controlado e acompanhado por um nutricionista, por isso:

Não negligencie os carboidratos, eles são a principal fonte de energia para o músculo:

  • Batatas, Arroz, Macarrão e Pão, por exemplo, são excelentes fontes desse macronutriente;

As proteínas auxiliam na construção muscular e também devem estar presentes:

  • Carnes vermelhas magras (patinho, alcatra, filé mignon e etc), Ovos, Frango, Peixes e Whey Protein, são as principais fontes;

As gorduras também tem seu papel importante nesse processo, pois facilitam o aporte energético da dieta:

  • Castanhas, Pasta de Amendoim e outros.

Músculo desiderato não cresce, por isso a ingesta hídrica também deve estar em dia, consuma 40ml de água por quilo de peso no mínimo, todos os dias. 

Bulking Limpo e Sujo: Como fazer cada um

Bulking Sujo

O bulking sujo tem como objetivo o ganho de peso e volume, de maneira mais rápida e fácil. Por este motivo, tem em sua dieta todo tipo de alimento, inclusive alimentos que não são tão bons em valor nutricional, como fast foods, alimentos ricos em açúcar refinado e outros, desde que sejam bastante calóricos. 

Nesse tipo de bulking, você pode basear e planejar a dieta com pizza, sobremesas (sorvetes, bolos, doces no geral), carnes mais gordurosas e outros alimentos que auxiliarão no ganho de peso rapidamente.

Bulking Limpo

O bulking limpo tem o mesmo objetivo do bulking sujo, entretanto com uma preocupação com a qualidade dos alimentos, que devem ser o mais naturais possíveis, utilizando outra estratégia de planejamento da dieta.

A dieta será hipercalórica, mas com alimentos que tenham o valor nutricional adequado e a preocupação da distribuição correta dos macronutrientes.

Talvez demore um pouco mais para atingir o peso desejado, entretanto a composição corporal terá uma qualidade melhor.

Qual o melhor tipo de Bulking?

Bulking Sujo

Pode aumentar o risco de resistência à insulina, devido ao alto consumo de carboidratos simples e alimentos muito gordurosos, pode comprometer o funcionamento da tireóide, pois aumenta o ganho de gordura corporal, você facilmente pode ultrapassar a necessidade calórica ideal para o bulking e assim acumular mais gordura e ocasionará num cutting muito mais severo para perder a gordura acumulada durante o processo.

Bulking Limpo

Vale muito mais a pena, pois o ganho de massa muscular é gradativo e consistente, o que impede o ganho de gordura em excesso, sendo muito mais fácil de controlar no cutting.

A distribuição dos macronutrientes é feita de maneira mais assertiva o que acarretará numa massa muscular mais consolidada, além de nutrir o corpo de maneira mais correta com alimentos mais limpos, trazendo benefícios para o organismo. 

Principais cuidados e restrições para o bulking

O músculo precisa de tempo para se recuperar após as sessões de treinamento, por este motivo ele precisa de descanso.

Respeite a periodização do seu treino e dê o descanso necessário para o seu músculo.

O descanso fará com que você tenha o melhor desempenho possível nas sessões de treinamento e consiga ter o melhor aproveitamento do estímulo oferecido ao seu corpo.

  • Não restringir demais a dieta

Você não pode negligenciar o aporte energético da sua dieta hipercalórica, mas também não precisa excluir todos os alimentos que gosta.

Esse tipo de dieta permite uma flexibilidade maior com a escolha dos alimentos, entretanto isso não quer dizer que você deve comer qualquer coisa deliberadamente só para atingir a meta calórica total da dieta.

  • Ingerir alimentos a cada 3-4 horas

Como é uma dieta que exige mais calorias, o volume dos alimentos pode ser muito grande para ser distribuído ao longo do dia.

Por este motivo, você pode aumentar o número de refeições ao longo do dia e comer volumes menores mais vezes ao dia, para atingir a sua meta diária.

Isso é interessante também devido a distribuição dos macronutrientes, em especial a proteína, se distribuída ao longo do dia dá ao organismo maiores estímulos para a hipertrofia.

Conclusão

O bulking é uma excelente estratégia para aqueles que buscam o ganho de massa muscular, visando a hipertrofia, entretanto deve ser realizado e acompanhado por um profissional que direciona a sua dieta para o melhor ganho possível, evitando alterações metabólicas negativas para o seu organismo.

O bulking sujo é tentador, mas pense na sua saúde de forma geral e não apenas no ganho de peso isolado.

 

Deixe um comentário

Relacionados

Assine nossa Newsletter

plugins premium WordPress
Rolar para cima