Colágeno: O que é, para que serve e quais seus benefícios?

Colágeno: O que é, para que serve e quais seus benefícios? | Blog Hopper

O Colágeno é uma proteína estrutural, naturalmente produzida pelo nosso organismo, exercendo um papel muito importante na elasticidade e firmeza da nossa pele, prevenindo o aparecimento de rugas, estrias e linhas de expressão.

De maneira geral, além de ser importante para a pele, tem função primordial na formação de tendões, ligamentos e cartilagens. Sendo assim, é uma proteína indispensável para aqueles que procuram saúde e alto rendimento em atividades de alta intensidade.

O que é a Colágeno?

É uma proteína fibrosa, não solúvel em água, constituída por cadeias peptídicas, formadas por aminoácidos como glicina, prolina, hidroxiprolina, entre outros, sendo encontrada em abundância no organismo.

Possuímos alguns tipos de colágeno, que se diferenciam em origem, função, morfologia e função nas células do corpo humano.

Não podemos deixar de citar que ele representa até 35% do total de proteínas presentes no nosso corpo.

Na Hopper Nutrition, temos o COLLAGEN II ULTRA CONCENTRADO, trazendo maior disponibilidade dessa proteína para as nossas articulações, tendões e cartilagens.

Como o colágeno age no nosso organismo?

O Colágeno se destaca entre as outras proteínas, por ser um componente essencial para vários tecidos do nosso corpo como pele, ossos, cartilagens e tendões.

Age no nosso organismo trazendo resistência, coesão e elasticidade dos tecidos onde se encontra presente.

Age também, garantindo a integridade da matriz extracelular e na fixação de células dessa matriz. Por melhor essa atividade entre as células, apresenta papel importante na cicatrização e regeneração de tecidos.

Pra que serve o Colágeno?

Temos ao todo 28 tipos de colágeno presentes no nosso organismo, na pele o mais abundante é o Colágeno Tipo I, que traz elasticidade, hidratação e firmeza para o tecido, sendo assim, retarda o processo de envelhecimento e diminui o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Nas articulações e tecidos afins, temos o Colágeno Tipo II, que auxilia na melhor lubrificação e adesão dos tecidos que estão nas articulações, sendo assim, age na proteção das articulações impedindo que os ossos entrem em contato diretamente uns com os outros (nos pontos articulares), melhorando mobilidade e evitando lesões e dores.

Quais são os tipos de Colágeno?

Colágeno Tipo I

É o mais comum e mais abundante no nosso organismo, encontrado em locais de grande tensão que precisam de mais resistência, como é o caso da pele no geral, está presente também nas córneas, tendões, tecido conjuntivo frouxo e denso, ossos, derme e nas cartilagens fibrosas.

Colágeno Tipo II

Possui uma estrutura quase idêntica ao Colágeno do Tipo I, não sendo possível diferenciá-los, tem uma função que chamamos de mola, ou seja,  está presente em cartilagens que recebem muita pressão, como as vértebras, joelhos e calcanhares.

Muito indicado no tratamento de artrose, por ajudar a restabelecer as cartilagens de modo geral.

Colágeno Tipo III

Diferente dos Tipos I e II, o Colágeno do Tipo III está presente nos tecidos de órgãos como: rins, fígado, pulmões e baço, nos músculos do intestino e útero, estando presente também nas artérias. Possui certa elasticidade o que auxilia na movimentação natural desses órgãos.

Colágeno Tipo IV

Esse tipo de Colágeno age como um filtro, eles se prendem entre si, formando uma membrana que tem função de filtração e sustentação de tecidos.

Quais são os benefícios do Colágeno?

Fortalece as Articulações

Traz maior ligação entre as células presentes neste tecido, trazendo maior tolerância a impactos.

Fortalece os Ossos

Por representar mais de 35% das proteínas do nosso corpo e auxiliar na ligação entre as células, tornando o tecido mais resistente a tensões.

Auxilia na saúde Cardiovascular

Está presente na aorta, em abundância no tecido conjuntivo frouxo e nos músculos lisos, melhora a contração e elasticidade dos tecidos do coração, aumentando sua capacidade.

Auxilia na saúde de unhas e cabelos

Suplementação com peptídeos de Colágeno, auxiliam no aumento de compostos que atuam na saúde cabelos e unhas como a biotina.

Previne aparecimento de rugas

Por auxiliar na hidratação, firmeza e elasticidade da pele, traz um retardo do envelhecimento, prevenindo o aparecimento de rugas.

Auxilia no ganho de massa muscular

Por ser um suplemento rico em aminoácidos e melhorar a saúde dos tecidos, auxilia na recuperação muscular, trazendo maior intensidade aos treinos, o que pode resultar no aumento de massa muscular, quando associado a uma dieta equilibrada e treinos adequados.

Quais são os alimentos ricos em Colágeno?

Está presente em uma grande gama de alimentos, principalmente os alimentos proteicos de fonte de animal, que além de conterem Colágeno, fornece todos os aminoácidos essenciais, que auxiliam na constituição do Colágeno no corpo.

Está em maior abundância na pele de carnes bovinas, suínas, de frango e peixes, também no caldo feito dos ossos desses animais. Outros alimentos de origem animal que contém essa proteína são, as claras dos ovos e derivados do leite de vaca.

Alguns alimentos de origem vegetal também contém Colágeno, como: Ervilha, Feijão, Lentilha, Frutas cítricas e vermelhas, Soja, Aveia e Oleaginosas (Castanhas Nozes e Amêndoas). Alimentos que possuem aminoácidos que constituem a formação do Colágeno.

Como e quando tomar Colágeno?

A suplementação de Colágeno pode acontecer de diversas formas, como em cápsulas que é a forma que apresentamos o COLLAGEN II ou sachês em pó, sendo a forma hidrolisada a mais comum de comercialização e consumo.

O consumo pode acontecer a qualquer momento do dia, sendo indicado junto com alguma refeição para potencializar a absorção.

Indica-se o uso contínuo a partir dos 30 anos, onde se tem uma baixa significativa na produção basal dessa proteína. Também para indivíduos que praticam atividades de alta intensidade, para prevenção de lesões e também para tratamento e prevenção de doenças como artrose. 

Suplementação de Colágeno?

Apesar de alguns estudos apontarem a ineficiência da suplementação de Colágeno, em especial do tipo I, a indústria vem aprimorando os processos de produção e concentração desse aminoácido garantindo melhor absorção.

Apesar de apresentar pequena absorção pelo organismo, a suplementação de Colágeno Tipo I, ele apresenta bons resultados na diminuição do processo oxidativo das células, o que é benéfico para os tecidos.

Já a suplementação de Colágeno Tipo II, que é o nosso COLLAGEN II apresentado em cápsulas, apresenta muita efetividade na melhoria da saúde das articulações e em sua funcionalidade. Aumenta o poder de resistência de impacto das cartilagens de vértebras, joelhos, calcanhares, ombros e pulsos.

Pode ser um grande aliado para melhor desempenho físico para atletas.

Não se esqueçam de que o uso deve ser indicado e prescrito por um profissional Nutricionista ou Médico. 

Conclusão

Para quem busca melhor saúde de pele, articulações e também maior desempenho físico, a indústria de suplementos vem trazendo cada vez mais tecnologia para essa suplementação, se tornando um grande aliado para a estrutura e composição de tecidos importantes no nosso corpo.

Caso você tenha dúvidas sobre sua suplementação, procure sempre um profissional Nutricionista ou Médico para a melhor instrução e/ou indicação de consumo.

Deixe um comentário

Relacionados

Assine nossa Newsletter

plugins premium WordPress
Rolar para cima