O consumo de carboidratos afeta o desempenho em esportes de alta performance? | Blog Hopper Nutrition

Autores verificaram que o grupo que aumentou o consumo de carboidratos teve maior número de repetições completas.

O CrossFit ® é um esporte caracterizado pela alta intensidade, isso significa que em grande parte dos treinos (WODs – Workout of the Day) os indivíduos precisam realizar os exercícios em alta intensidade para assegurar um ótimo desempenho, seja um baixo tempo de realização ou um grande número de repetições.

Os carboidratos são aliados?

Além do nível de condicionamento dos praticantes, outros fatores podem colaborar para melhorar ou piorar sua performance. Um aspecto que pode influenciar bruscamente o rendimento desses indivíduos é a nutrição. Tida como a base no manual do CrossFit ®, a manipulação adequada dos macro e micronutrientes pode levar o praticante a um melhor rendimento nos treinos e competições de Crossfit.

Para demonstrar isso, pesquisadores norte-americanos fizeram um estudo em que os indivíduos consumiam, durante 5 dias, quantidades baixas de carboidratos (<6 g/kg de peso corporal), depois, por 3 dias, eram divididos em 2 grupos: o primeiro aumentava seu consumo de carboidratos para 6-8 g/kg de peso corporal e o segundo mantinha o mesmo baixo consumo de carboidratos dos dias anteriores. Foram realizados WODs nos dias 1, 5, 6, 7 e 9, com descanso nos outros dias.

Avaliou-se o número de repetições em todos os WODs e os autores verificaram que o grupo que aumentou o consumo de carboidratos teve maior número de repetições completas: 154 repetições do grupo que aumentou o carboidrato contra 137 repetições do grupo que manteve o carboidrato baixo.

Isso nos mostra um caminho: o desempenho no CrossFit® parece ter relação direta com o ajuste de carboidrato na dieta dos indivíduos, sendo necessário um(a) nutricionista para ajustar o planejamento alimentar do esportista e otimizar seu desempenho.

Pensando na sua evolução a Hopper Nutrition desenvolveu o ReCarb, um suplemento de Palatinose em pó, carboidrato de baixo índice glicêmico e que pode auxiliar seu desempenho nos treinos.

Até a próxima, pessoal!

Referências bibliográficas
Escobar, K. A. et al. The effect of a moderately low and high carbohydrate intake on Crossfit performance. Int J Exerc Science, v. 9, n. 3, p. 460-70, 2016.

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