Creatina: O que é, para que serve e quais seus benefícios?

Creatina: O que é, para que serve e quais seus benefícios?

Entra ano e sai ano e as dúvidas são as mesmas. Que a Creatina gera muita confusão de entendimento, isso é indiscutível, pois é um dos suplementos com maior base de evidência e comprovação científica do mundo, se não o mais estudados de todos.

Por ser amplamente estudado, podemos encontrar diversas informações contraditórias na literatura.

Por isso, reunimos as maiores dúvidas que encontramos sobre a Creatina para ajuda-los a entende-la de forma mais fácil.

O que é a Creatina?

Substância produzida naturalmente pelo nosso organismo, proteína formada pelos aminoácidos arginina, glicina e metionina. É transportada para os órgãos-alvo (músculo esquelético, coração e cérebro) e absorvida por eles.

Para que serve a Creatina?

A Creatina é um suplemento que auxilia no aumento dos estoques e no armazenamento desse aminoácido dentro do músculo, a maior disponibilidade de Creatina no músculo melhora o fornecimento de energia para as células musculares, que é usada na contração muscular.

Como a Creatina age no organismo?

Age na produção de energia para as células musculares, estimulando a melhoria da capacidade dos músculos de desempenhar suas funções, aumentando a força e potência em atividades físicas de alta intensidade.

Benefícios da Creatina:

  • Aumento de força;
  • Melhora da contração muscular;
  • Diminuição de fadiga;
  • Melhora da recuperação muscular;
  • Contribui para a redução de inflamação corporal;
  • Aumento da performance cerebral;
  • Aumenta da hidratação muscular;
  • Melhora o sistema imunológico e protege as células.

Para quem é indicado tomar Creatina?

Apesar de ser um suplemento extremamente seguro, é indicado para quem pratica atividade física com objetivo de ganho de massa muscular ou melhoria da performance esportiva. Seu efeito depende do estímulo de treino.

Como e quando tomar Creatina?

A Cretina tem efeito crônico, ou seja, precisa ser consumida todos os dias para que se possa aproveitar seus benefícios. Pode ser consumida antes ou depois do treino e também associada às principais refeições, visto que o consumo junto a uma fonte de Carboidrato melhora sua absorção.

Pode ser diluída em água ou outra bebida da preferência de quem irá consumí-la (suco, leite, vitamina e etc).

Sua dosagem varia de 0,03 a 0,06g por quilo de peso, o que dá doses de 3 a 6g por dia, mais ou menos.

Qual a diferença entre Creatina e Creatina Creapure?

Creapure® é o nome de marca da creatina monohidratada pura, produzida pela AlzChem Trostberg GmbH na Alemanha. Creatina sem esse selo não tem comprovação de pureza de matéria prima utilizada em sua produção, sem contar todo o processo de segurança alimentar que envolve o processo industrial desse produto.

A nossa Creatine, conta com essa certificação garantindo a qualidade e idoneidade de nosso produto.

Existe contraindicação no consumo de Creatina?

A base de evidência científica sobre a contraindicação da Creatina tem consenso limitado, sendo assim, evita-se apenas o consumo em gestantes e lactantes (mulheres em período de amamentação). Indivíduos que possuem doenças renais e/ou hepáticas, devem evitar o consumo, apesar de que a mesma não causa nenhuma alteração ou prejuízo para os rins ou fígado.

Crianças e adolescentes só devem consumí-la de acordo com a orientação de um especialista.

Perguntas Frequentes sobre Creatina:

Posso tomar Creatina com outros suplementos? Quais?

O efeito da Creatina não é anulado se consumido com outros suplementos. Pode ser consumida junto a qualquer outro suplemento: Whey Protein, Palatinose, Beta Alanina e etc.

É melhor consumir antes ou depois do treino?

Como seu efeito é crônico, de fato não existe o melhor momento exato para que ela seja consumida, podendo ser consumida a qualquer momento do dia.

Entretanto, se consumida após o treino auxilia no estoque de glicogênio muscular e na recuperação do músculo. Se possível deve ser consumida com uma fonte de Carboidrato para otimização de sua absorção.

Creatina engorda?

A Creatina não possui calorias significantes para aumentar o peso de um indivíduo.

Ela aumenta a absorção de energia nas células musculares o que consequentemente aumenta a absorção e água no músculo, mas isso não é gordura.

Creatina prejudica rins e fígado?

A Creatina é um dos suplementos mais seguros que temos comercializados no mercado e não existem evidências científicas que comprovem prejuízo à saúde ao consumí-la.

Posso consumir Creatina com Cafeína?

A Cafeína não tem interação farmacocinética com a Creatina, sendo assim, não atrapalha na sua absorção.

Mulheres podem tomar Creatina?

O suplemento é indicado para indivíduos que buscam melhoria no desempenho físico e ganho de massa muscular, independente do gênero.

Gestantes podem consumir Creatina?

Não existem evidências concretas de que a Creatina possa causar algum prejuízo para a gestação, visto que é uma substância naturalmente produzida pelo nosso organismo.

Entretanto, evita-se o consumo durante a gravidez.

Existem efeitos colaterais?

Apesar de encontrarmos diversos relatos na internet que relacionam a suplementação de Creatina com náuseas, vômito, cólicas estomacais, diarreia e câimbras musculares e comprometimento de função renal e hepática, não existem evidências científicas que corroborem com esses efeitos colaterais.

Conclusão

Praticantes de atividade física que buscam aumento no seu desempenho físico ou indivíduos que buscam melhoria na composição corporal, podem aproveitar todos os benefícios que a suplementação de Creatina oferece.

Seu uso é seguro e deve ser supervisionado por um especialista.

Deixe um comentário

Relacionados

Assine nossa Newsletter

plugins premium WordPress
Rolar para cima