Dieta Mediterrânea: O que é e para que serve?

Existem diversas possibilidades de estratégias nutricionais que foram desenvolvidas com o passar do tempo, por conta do avanço da tecnologia e nível de pesquisa sobre alimentação no geral.

A Dieta Mediterrânea é tradicional nos países do Sul da Europa, como Espanha, Creta, Portugal, Itália e etc, reunindo hábitos saudáveis e tipos de alimentos comuns nessas regiões. Vamos ver juntos como ela funciona.

O que é Dieta Mediterrânea?

A Dieta Mediterrânea é uma dieta que consiste em alimentos vegetais (legumes, verduras e frutas), peixes, aves, leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha e etc), grãos e azeite.

Muito se pode descobrir sobre ela ainda, visto que, ela acaba misturando tradições e hábitos saudáveis de diversos países da Europa. Entretanto, sabe-se que é uma dieta bem pobre em gordura trans, carne vermelha, óleos refinados e alimentos processados de maneira geral.

Como fazer uma Dieta Mediterrânea?

Para fazer a Dieta Mediterrânea, você precisa entender que é uma dieta que prioriza alimentos integrais, frescos e saudáveis, além disso, deve-se evitar o consumo de bebida alcoólica, alimentos processados e ultraprocessados, alimentos com alto teor de gordura (principalmente gordura trans).

Benefícios de uma Dieta Mediterrânea

  • Por ser uma dieta com alimentos naturais e saudáveis, essa dieta pode:
  • Auxiliar no emagrecimento, se bem planejada;
  • Diminuir o risco de doenças cardiorrespiratórias;
  • Prevenir o desenvolvimento de asma e rinite;
  • Trazer economia e sustentabilidade, por priorizar a sazonalidade dos alimentos e a cultura regional;
  • Diminuir e prevenir processos inflamatórios;
  • Diminuir radicais livres, auxiliando na prevenção do câncer;

Como é um estilo de vida o mais natural possível, pode trazer diversos benefícios para a saúde se bem aplicada no dia-a-dia do indivíduo.

Vantagens e Desvantagens de uma Dieta Mediterrânea

Vantagens

Por priorizar o consumo na sua forma mais natural possível, diminui o consumo de aditivos químicos adicionados aos alimentos industrializados, trazendo benefícios para a saúde, como menor possibilidade de processos inflamatórios, controle e prevenção de diversas doenças.

O alto consumo de legumes, verduras e frutas, que são as principais fontes de vitaminas e sais minerais, contribuem para o bom funcionamento do nosso organismo, principalmente a saúde do trato gastrointestinal, devido ao seu alto teor de fibras.

Pode ser uma excelente estratégia para o emagrecimento, se pensada de maneira individualizada e dentro da rotina do indivíduo.

Desvantagens

Por excluir a utilização de alimentos industrializados e processados, demanda uma certa disponibilidade de tempo para o preparo dos alimentos em cada refeição.

Pelo mesmo motivo, caso o indivíduo não tenha organização, pode acabar perdendo alimentos, pois a validade dos mesmos é menor.

Dieta Mediterrânea faz você emagrecer?

É de fato uma dieta que pode auxiliar no emagrecimento, visto que prioriza os alimentos em sua forma mais natural e fresca possível.

Entretanto, não se engane que sem estar em déficit calórico você irá emagrecer, ou seja, mesmo com alimentos naturais você precisa calcular adequadamente sua dieta para que ela esteja alinhada para o emagrecimento.

Se você comer em livre demanda, “só por que é natural” e acabar ingerindo mais calorias do que gasta, você não irá emagrecer.

Quais os principais alimentos que você pode comer em uma Dieta Mediterrânea?

Vegetais

Legumes e Verduras – como o Alface, Rúcula, Espinafre, Agrião, Abobrinha, Beterraba, Cenoura, Berinjela e etc;

Frutas

Todas, priorizando a sazonalidade, onde as frutas estão mais frescas e também mais baratas;

Oleaginosas

Castanhas (Pará, Caju), Amêndoas, Nozes, Amendoim, que dão o aporte de gordura boa na dieta;

Frutos do Mar (Carnes Magras)

Prioritariamente Peixes, por terem um teor de gordura quase nulo, cortes de Ave podem estar presentes também, podendo ser incluindo alguns cortes Bovinos (patinho, alcatra, filé mignon), esses que contém a menor quantidade de gordura possível;

Gorduras Saudáveis

Ovos Inteiros, azeite e etc;

Cereais Integrais

Arroz, Milho, Aveia, Cevada, Trigo Integral, grãos naturais e sem processamento, evitando também alimentos dietéticos e modificados;

Conclusão

A Dieta Mediterrânea pode trazer muitos benefícios para seus adeptos, entretanto assim como qualquer outra dieta, deve ser acompanhada e orientada por um profissional.

Se você procura um estilo de vida um pouco mais clean, livre de alimentos industrializados, sustentável e econômico, ela pode ser para você.

Deixe um comentário

Relacionados

Assine nossa Newsletter

plugins premium WordPress
Rolar para cima