Dieta paleo: o que é, benefícios, alimentos permitidos e proibidos

Dieta Paleo | Blog Hopper

A Dieta Paleo é uma dieta rica em alimentos de origem animal (carnes de todos os tipos e ovos), raízes e tubérculos (batatas, mandioca, inhame e etc) folhas, frutas e vegetais, também de todos os tipos existentes, oleaginosas (castanhas, amendoim e nozes).

Existem diversas possibilidades de estratégias nutricionais que foram desenvolvidas com o passar do tempo, por conta do avanço da tecnologia e nível de pesquisa sobre alimentação no geral.

Entretanto, nossos ancestrais nos primórdios dos tempos, não tinham acesso a tudo isso que temos hoje (energia elétrica, indústria alimentícia, tecnologia e etc), por este motivo eles tinham de caçar e consumir aquele alimento prontamente, pois a conservação era escassa.

A Dieta Paleo ou Paleolítica, é baseada exatamente nessa premissa, consumir apenas os alimentos que podemos caçar ou colher, evitando o consumo de industrializados e alimentos processados no geral, também incentivando o jejum, já que naquele período não era possível caçar em qualquer horário pela falta de energia elétrica.

O que é a Dieta Paleo? Como funciona?

A Dieta Paleo é uma dieta rica em alimentos de origem animal (carnes de todos os tipos e ovos), raízes e tubérculos (batatas, mandioca, inhame e etc) folhas, frutas e vegetais, também de todos os tipos existentes, oleaginosas (castanhas, amendoim e nozes).

É uma dieta que preza por um consumo menor de carboidratos, muito parecida com a Dieta Cetogênica e a Low Carb, tendo então prioridade no consumo de Proteínas e Gorduras.

Tem uma particularidade de não necessariamente levar em consideração a contagem de calorias que será disposta no planejamento.

Vantagens e desvantagens da Dieta Paleo

Vantagens: Por priorizar o consumo na sua forma mais natural possível, diminuir o consumo de aditivos químicos adicionados aos alimentos industrializados, trazendo benefícios para a saúde, como menor possibilidade de processos inflamatórios.

O alto consumo de legumes, verduras e frutas, que são as principais fontes de vitaminas e sais minerais, contribuem para o bom funcionamento do nosso organismo, principalmente a saúde do trato gastrointestinal, devido ao seu alto teor de fibras.

 

 

Pode ser uma excelente estratégia para o emagrecimento, se pensada de maneira individualizada e dentro da rotina do indivíduo.

Desvantagens: Por excluir a utilização de alimentos industrializados e processados, demanda uma certa disponibilidade de tempo para o preparo dos alimentos em cada refeição.

Pelo mesmo motivo, caso o indivíduo não tenha organização, pode acabar perdendo alimentos, pois a validade dos mesmos é menor.

Por ter alto teor de gordura, caso não seja realizada sob supervisão de um profissional, pode ocasionar o ganho de peso.

Devido ao teor mais baixo de carboidratos na composição da Dieta Paleo, ela não é muito indicada para quem pratica atividades de alta intensidade, já que o Carboidrato é a nossa principal fonte de energia para o músculo.

Alimentos permitidos na Dieta Paleo

Alimentos que vem da natureza em sua forma mais natural e fresca possível:

  • Folhas: como o Alface, Rúcula, Espinafre, Agrião, entre outros;
  • Legumes: como Abobrinha, Beterraba, Cenoura, Berinjela;
  • Carnes Magras: Frango, Peixes, alguns cortes Bovinos (patinho, alcatra, filé mignon);
  • Ovos: Inteiros;
  • Raízes e Tubérculos: Mandioca, Batatas, Inhame, entre outros;
  • Oleaginosas: Castanhas (Pará, Caju), Amêndoas, Nozes, Amendoim;
  • Frutas: Todas;
  • Café e chá: sem adição de açúcares.

Veja alguns exemplos:

O que comer no Café-da-Manhã?

1 Porção de Ovos Cozidos/Mexidos (2 unidades) + Condimentos (Pimenta do Reino, Páprica, Açafrão + 1 Porção de Fruta (Maçã, Ameixa, Kiwi e etc).

OU

Omelete simples + Tomate + Cebola picada + Espinafre + 1 Fatia grande de Abacate + 6 Morangos.

Observação: Você pode incluir Café sem adoçar com alguma bebida vegetal (castanha, coco, amêndoas e etc).

EXEMPLO DE CARDÁPIO PALEO:

CAFÉ DA MANHÃ

Café sem açúcar + leite vegetal de coco + Omelete Simples + 1 Maçã.

LANCHE DA MANHÃ

Castanhas (punhado).

ALMOÇO

Mix de Folhas + Cenoura e Beterraba raladas cruas + Filé de Frango Grelhado + Batata Inglesa Assada + 1 Laranja.

LANCHE DA TARDE

Coco fresco ou outra porção de fruta unitária (kiwi, pêra, banana).

JANTAR

Lasanha de Berinjela (molho de tomate caseiro) + Carne Moída + Salada crua temperada com Azeite de Oliva + 1 Fatia de Abacaxi

CEIA

Chá de Camomila (infusão com folhas secas, sem açúcar).

Alimentos que devem ser evitados na Dieta Paleo

Alimentos industrializados e/ou processados:

  • Grãos e Massas: Milho, Trigo, Arroz, Macarrão (qualquer tipo); 
  • Industrializados e Processados: Nenhum alimento que contenha aditivos alimentares, açúcar e farinha refinada, excesso de embalagens e afins;

A Dieta Paleo é indicada para ganho de massa muscular?

Em sua teoria, não se adequaria perfeitamente para esse objetivo sem que fosse programada para.

Como a distribuição dos macronutrientes tem como base menor aporte de carboidrato, dificultaria o processo tanto em energia para o treino e para o reabastecimento de carboidrato no músculo.

Se feita com acompanhamento de um profissional individualizado, pode surtir efeitos positivos aliado ao estímulo adequado de treino.

A Dieta Paleo emagrece quantos quilos?

Para que um indivíduo emagreça, é necessário que ele esteja em déficit calórico, ou seja, consumindo menos energia do que ele gasta independente da estratégia utilizada para gerar esse déficit.

Pensando numericamente, para que uma pessoa perca 1 quilo ao longo de um mês, ela precisaria diminuir 256 kcal/dia da energia que ela gasta no dia.

Exemplo: Indivíduo gasta 2000 kcal/dia, para emagrecer 1 quilo em um mês teria de consumir 1744 Kcal/dia.

Então não temos como prever exatamente quanto de peso uma pessoa perderia com a Dieta Paleo, sem calcular as suas necessidades energéticas e calcular um cardápio para esse objetivo.

Entretanto, é uma estratégia que se bem programada pode causar bons efeitos no emagrecimento.

Posso fazer Dieta Paleo na gravidez?

As necessidades energéticas de uma gestante são bem específicas, sendo assim sua alimentação deve ser completamente balanceada e com boa qualidade.

Em relação a qualidade dos alimentos dispostos que formam a base da Dieta Paleo, com certeza garantiria equilíbrio de nutrientes fornecidos à gestante.

Entretanto, a distribuição de macronutrientes deveria ser revisada e adequada para essa fase da vida da mulher, propiciando energia suficiente para o bom desenvolvimento do bebê. 

Dieta Low Carb ou Dieta Paleo: qual a melhor?

As duas estratégias são bem parecidas entre si, diferenciando apenas na base alimentar, onde na Dieta Low Carb existe a possibilidade de utilização de massas e produtos que contenham farinhas.

Não existe uma melhor que a outra, cada uma tem a sua proposta e o que define isso é a adesão do paciente e adequação dessa estratégia para que seja algo sustentável.

Ambas estratégias podem trazer excelentes resultados se forem bem programadas e acompanhadas por um profissional.

Dieta Paleo e Cetogênica: quais as diferenças?

A Dieta Paleo é mais considerada como um “estilo de vida”, pois se baseia nos padrões alimentares de nossos antepassados, excluindo assim qualquer tipo de industrializado e permitindo o consumo dos alimentos na sua forma mais natural possível.

Já a Cetogênica, apesar de ter basicamente o mesmo princípio de distribuição de macronutrientes, tem um aporte ainda mais restritivo de carboidratos que a Paleo, entretanto permitindo o consumo de produtos industrializados.

Dieta Paleo para iniciantes: Confira as melhores dicas!

  • Varie seus vegetais: temos uma gama muito grande de legumes e verduras para que você fique na mesmice, abuse de combinações e diversifique seu prato para não cair na monotonia; 
  • Consuma frutas, mas não tanto: de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) indica de 3 a 5 porções/dia; 
  • Forma de preparo: Atente-se para não adicionar excesso de gordura às suas preparações. Prefira os alimentos cozidos, assados ou grelhados. Para saladas e frutas, consuma-as cruas; 
  • Temperos Naturais: Use e abuse desses sabores, eles darão um toque especial aos seus pratos; 
  • Não seja radical: Você melhora a qualidade da sua alimentação, mas não precisa comer pouco. Forneça energia adequada para o seu organismo para que ele funcione corretamente; 
  • Sazonalidade: A Dieta Paleo é conhecida como a “Dieta da Feira”, por isso acompanhe quais os legumes, verduras e frutas de cada mês, assim você garante melhor qualidade e preço mais baixo; 
  • Procure um profissional para te auxiliar e orientar.

Conclusão

A Dieta Paleo pode trazer muitos benefícios para seus adeptos, entretanto assim como qualquer outra dieta, deve ser acompanhada e orientada por um profissional.

Se você procura um estilo de vida um pouco mais clean e livre de alimentos industrializados, ela pode ser para você.

Se você procura alto rendimento em esportes e ganho de massa muscular, talvez ela não seja a melhor estratégia. 

Deixe um comentário

Relacionados

Assine nossa Newsletter

plugins premium WordPress
Rolar para cima