Os benefícios da cúrcuma | Blog Hopper Nutrition

A cúrcuma é usada há milhares de anos pelas medicinas ancestrais, como a Ayurveda Indiana. E hoje, a ciência moderna já acumula mais de 5.600 publicações que demonstram os benefícios do seu princípio ativo, a curcumina.

Este composto natural é extremamente eficiente para corrigir a inflamação sistêmica e as diversas doenças que surgem a partir deste desequilíbrio. Sua potência foi comparada à de medicamento anti-inflamatórios e farmacêuticos, mas sem os efeitos colaterais nocivos associados aos medicamentos.

A curcumina também é um reconhecido auxílio para:

    1. • Alívio de dores de artrite

 

    1. • Melhora de quadros da depressão

 

    • Sintomas de diabetes tipo 2.

Um estudo realizado na Universidade Federal de Goiás (UFG), feito com 28 atletas de corrida de rua, apontou que o consumo da cúrcuma nas refeições ajuda na recuperação física.

Durante um mês, os cientistas acompanharam 28 atletas. Catorze utilizaram cápsula de açafrão e a outra metade usou um placebo (cápsulas sem o açafrão). O material foi analisado no laboratório, onde fizeram uma coleta de sangue antes, logo após e 24 horas depois de uma corrida de 21 km.

Os pesquisadores observaram que, logo após a prova e 24 horas depois, ocorreu o aumento da atividade anti-inflamatória no grupo que recebeu o açafrão, além da redução de um marcador de lesão muscular denominado mioglobina. Indicando, portanto, que a cúrcuma proporciona recuperação muscular mais rápida e menor dano muscular.

Consulte sempre um nutricionista!

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