A cúrcuma é usada há milhares de anos pelas medicinas ancestrais, como a Ayurveda Indiana. E hoje, a ciência moderna já acumula mais de 5.600 publicações que demonstram os benefícios do seu princípio ativo, a curcumina.
Este composto natural é extremamente eficiente para corrigir a inflamação sistêmica e as diversas doenças que surgem a partir deste desequilíbrio. Sua potência foi comparada à de medicamento anti-inflamatórios e farmacêuticos, mas sem os efeitos colaterais nocivos associados aos medicamentos.
A curcumina também é um reconhecido auxílio para:
- Alívio de dores de artrite
- Melhora de quadros da depressão
- Sintomas de diabetes tipo 2.
Um estudo realizado na Universidade Federal de Goiás (UFG), feito com 28 atletas de corrida de rua, apontou que o consumo da cúrcuma nas refeições ajuda na recuperação física.
Durante um mês, os cientistas acompanharam 28 atletas. Catorze utilizaram cápsula de açafrão e a outra metade usou um placebo (cápsulas sem o açafrão). O material foi analisado no laboratório, onde fizeram uma coleta de sangue antes, logo após e 24 horas depois de uma corrida de 21 km.
Os pesquisadores observaram que, logo após a prova e 24 horas depois, ocorreu o aumento da atividade anti-inflamatória no grupo que recebeu o açafrão, além da redução de um marcador de lesão muscular denominado mioglobina. Indicando, portanto, que a cúrcuma proporciona recuperação muscular mais rápida e menor dano muscular.
Consulte sempre um nutricionista!