Quando um atleta se aproxima de uma competição é comum que o volume de treino diário seja ainda maior. Entretanto, tão importante quanto o aumento na intensidade dos treinos quando próximo de uma competição é a redução do volume.
Essa redução é fundamental para conseguir o máximo desempenho esportivo durante o evento e, entre os principais objetivos, está a redução de fadigas fisiológicas e psicológicas acumuladas com o treinamento, além do aprimoramento das adaptações ao treinamento e do desempenho esportivo.
Benefícios fisiológicos e psicológicos da redução do volume de treinos pré-competição:
- Aumento na testosterona e diminuição do cortisol, melhorando a razão testosterona/cortisol;
- Volume aumentado de eritrócitos e hemoglobina;
- Acelerar o processo de recuperação;
- Diminuição da CK;
- Diminuição da Percepção do esforço;
- Melhora no vigor, humor e qualidade do sono;
- Diminuição da percepção da fadiga, entre outros fatores;
- Diminuição da dor muscular de início tardio;
- Melhora do sistema imunológico;
- Entre outros fatores.
Um fator IMPORTANTE é que um estímulo insuficiente neste período pode resultar em uma perda parcial das adaptações anatômicas, fisiológicas e de desempenho induzidas pelo treinamento. Para que isto não ocorra é fundamental a manutenção/ aumento da intensidade de treinamento nesta fase, além da correta diminuição do volume de treino.
Não tem segredo, quando a periodização do treinamento foi correta e as fases de treino são respeitadas, os resultados irão aparecer. Em um próximo post traremos como essa redução do treinamento é feita na prática!