Por que reduzir o treinamento antes de uma competição? | Blog Hopper Nutrition

Quando um atleta se aproxima de uma competição é comum que o volume de treino diário seja ainda maior. Entretanto, tão importante quanto o aumento na intensidade dos treinos quando próximo de uma competição é a redução do volume.

Essa redução é fundamental para conseguir o máximo desempenho esportivo durante o evento e, entre os principais objetivos, está a redução de fadigas fisiológicas e psicológicas acumuladas com o treinamento, além do aprimoramento das adaptações ao treinamento e do desempenho esportivo.

Benefícios fisiológicos e psicológicos da redução do volume de treinos pré-competição:

    1. • Aumento na testosterona e diminuição do cortisol, melhorando a razão testosterona/cortisol;

 

    1. • Volume aumentado de eritrócitos e hemoglobina;

 

    1. • Acelerar o processo de recuperação;

 

    1. • Diminuição da CK;

 

    1. • Diminuição da Percepção do esforço;

 

    1. • Melhora no vigor, humor e qualidade do sono;

 

    1. • Diminuição da percepção da fadiga, entre outros fatores;

 

    1. • Diminuição da dor muscular de início tardio;

 

    1. • Melhora do sistema imunológico;

 

    • Entre outros fatores.

Um fator IMPORTANTE é que um estímulo insuficiente neste período pode resultar em uma perda parcial das adaptações anatômicas, fisiológicas e de desempenho induzidas pelo treinamento. Para que isto não ocorra é fundamental a manutenção/ aumento da intensidade de treinamento nesta fase, além da correta diminuição do volume de treino.

Não tem segredo, quando a periodização do treinamento foi correta e as fases de treino são respeitadas, os resultados irão aparecer. Em um próximo post traremos como essa redução do treinamento é feita na prática!

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