O que é preparação física?
A preparação física nada mais é do que preparar o seu corpo para realizar uma certa atividade que demanda do físico utilizando algum tipo de exercício.
É através dela que a pessoa se torna apta a fazer certas atividades, como esportes em geral, ou que a pessoa consegue melhorar o seu desempenho nessas atividades.
Importância da preparação física
Quando submetemos nosso corpo a um estímulo que ele não está preparado para receber, aumentamos consideravelmente os riscos de lesão e acidentes, sendo assim, a preparação física é primordial para que consigamos manter nossa saúde, nossa integridade física.
Além disso, o ser humano é competitivo por natureza, consequentemente depois que começa um esporte busca evoluir, se desenvolver e melhorar o seu desempenho e aqui a preparação física também é essencial.
Vamos usar o exemplo de um corredor, em um dado momento, para conseguir correr mais rápido, melhorar suas marcas, o que ele precisa não é só correr mais. Inclusive, aumentando muito o volume de corrida ele pode aumentar as suas chances de se lesionar.
“Então do que ele precisa?”
De uma boa preparação física. Cada caso é um caso e cada pessoa vai ter que trabalhar mais especificamente uma coisa, mas por exemplo, muitos vão precisar incorporar alguns treinos de força, pliometria e resistência muscular.
Tipos de exercícios
Exercícios uniarticulares ou multiarticulares
Primeiramente, o que é um exercício uniarticular e o que é um exercício multiarticular?
Bom, exercícios uniarticulares, também conhecidos como exercícios isolados, são aqueles que utilizam apenas uma articulação para o movimento, e principalmente um músculo ou um grupo muscular, por exemplo, cadeira extensora, rosca bíceps e tríceps testa.
Já os exercícios multiarticulares, também conhecidos como exercícios compostos, são aqueles que utilizam várias articulações para o movimento, assim como vários músculos ou grupos musculares, por exemplo, agachamento, barra fixa e supino.
Agora que já sabemos a definição, qual é melhor? Qual devo usar mais?
Não diria que tipo seja melhor do que o outro, em alguns casos os uniarticulares serão mais recomendados, já em outros os multiarticulares, porém, na minha opinião, pelo menos metade do treino deve ser composto de exercícios multiarticulares.
Simplesmente por possuírem um melhor “custo-benefício” e serem os exercícios que possuem maior transferência para o dia-a-dia de qualquer pessoa e para os esportes de uma maneira geral.
Exercícios unilaterais ou bilaterais
Para começar, vamos à definição, exercícios unilaterais são aqueles usam apenas um lado do corpo de cada vez, já os exercícios bilaterais são aqueles que usam ambos os lados do corpo ao mesmo tempo.
Os dois tipos são extremamente importantes porque cada um consegue trabalhar melhor, e assim desenvolver mais, certas valências físicas.
Por exemplo, os exercícios unilaterais são primordiais para o trabalho de equilíbrio, coordenação e precisão, já os exercícios bilaterais são primordiais para o desenvolvimento de força e potência.
Então, para uma boa preparação física esses dois tipos de exercícios devem ser utilizados nos treinos, de acordo com a necessidade da pessoa ou a demanda do esporte, pode ser que um acabe sendo usado mais do que o outro.
Modelos de treinamento
Como dito anteriormente, a preparação física nada mais é do que preparar o seu corpo para realizar uma certa atividade que demanda do físico utilizando algum tipo de exercício, sendo assim, ela pode ser feita através de diversos métodos, diversos modelos de treinamento.
Musculação
A musculação é o modelo mais tradicional, e diria até que o mais utilizado pela maioria das pessoas, tanto as que buscam saúde e qualidade de vida quanto as atletas.
Essa modalidade envolve o treinamento de força utilizando máquinas, pesos livres, elásticos e fitas de resistência e é praticado em academias de musculação.
Hidroginástica
A hidroginástica é um modelo mais utilizado por pessoas com uma idade mais avançada, principalmente pelo grande benefício de ser na água, quase não causando impacto no corpo e nas articulações.
RPG
O RPG geralmente é mais utilizado em casos específicos de problema postural, ele usa exercícios posturais estáticos com o objetivo de atuar na musculatura, de modo a alongar e contrair certas áreas.
Ioga
O Ioga é uma prática oriental milenar que vem se tornando mais popular nos países ocidentais nos últimos anos. A prática prega não só pela preparação do corpo, como também da cabeça, então podemos até dizer que essa modalidade oferece uma preparação física e mental.
No físico, os maiores benefícios do Ioga são ligados à flexibilidade dos músculos e à mobilidade articular.
Pilates
O pilates é um conjunto de exercícios criados pelo alemão Joseph Pilates em meados de 1920, que são realizados no solo ou em certos equipamentos específicos. Os principais benefícios do pilates também estão ligados à flexibilidade muscular e mobilidade articular.
Exercícios funcionais
O termo exercício funcional é algo bem polêmico no meio da atividade física hoje em dia, então vou usar a definição de um dos maiores autores na área, Michael Boyle, “treinamento funcional é, essencialmente, treinar com um propósito”.
O que isso significa? Que os exercícios funcionais são aqueles utilizados por certas pessoas com um objetivo em mente, por exemplo, se um atleta quer melhorar seu salto vertical, ele vai fazer saltos e agachamentos, e esses exercícios serão funcionais para ele.
Essa é uma modalidade que se tornou muito popular no meio da preparação física nos últimos anos por ser uma das que possui maior transferência para a vida e para os esportes.
Levantamento de peso olímpico (LPO)
O levantamento de peso olímpico se tornou mais popular nos últimos anos pela ascensão do CrossFit, e vem sendo procurado cada vez mais por atletas que precisam desenvolver, principalmente, força e potência.
No decorrer dos anos, essa modalidade se provou uma das melhores para o desenvolvimento dessas valências.
CrossFit
A definição de CrossFit é, “movimentos funcionais, constantemente variados, desempenhados em alta intensidade”, e é a modalidade de treinamento físico que mais cresceu no mundo nos últimos 10 anos.
O objetivo principal do CrossFit é trazer uma melhora de saúde e dar uma melhor qualidade de vida a seus praticantes, através de movimentos funcionais, aqueles que são feitos no dia-a-dia, como agachar, puxar e empurrar, constantemente variados, ou seja, sem uma rotina fixa, e em alta intensidade, intensidade essa que é relativa ao indivíduo, não geral, então pode ser traduzido como algo em que a pessoa tem que se esforçar.
Também vem se mostrando uma ótima opção de preparação física para atletas de outras modalidades, como surfe, MMA, jiu jitsu, entre outras.
Como planejar a preparação física?
A preparação física deve ser feita com um objetivo em mente, então esse é o ponto de partida. De acordo com esse objetivo, a pessoa consegue traçar um caminho, fazer um planejamento para que consiga atingir essa meta.
O planejamento da preparação física deve ser feito por um profissional da área em conjunto com a pessoa, ou atleta, cada fase da preparação vai ser pensada e realizada de acordo com o objetivo traçado por ele.
Não tenha pressa, uma boa preparação física deve ser planejada e realizada a longo prazo, com uma progressão gradativa do treinamento.
Fisioterapia ou treinamento físico
A preparação física de uma pessoa pode envolver tanto a fisioterapia quanto o treinamento físico, o que vai determinar qual será usada majoritariamente será a condição física da pessoa em questão.
Pessoas passando ou voltando de uma lesão, terão que dar um foco maior à fisioterapia, já pessoas buscando o pico de performance, um foco maior ao treinamento físico.
Conclusão
Como vimos no texto, a preparação física não é exclusiva para atletas, ela é de suma importância para qualquer pessoa que queira ter tanto saúde e longevidade, quanto performance em sua vida.
Se você quer conseguir sentar e levantar, se locomover ou carregar suas compras sozinho quando estiver mais velho, seu corpo precisa estar em movimento hoje, precisa fazer certos exercícios que vão tornar isso possível lá na frente.
E se você quer evoluir, se desenvolver e desempenhar melhor em seu esporte, ela é essencial para que consiga fazer isso acontecer e para que se mantenha saudável, longe de lesões.
Quem escolhe a maneira com a qual vai fazer isso é você e o profissional de educação física que escolher para te orientar, mas se eu puder dar mais uma dica, escolha algo que você gosta, pois a consistência sempre será o fator mais importante.