Suplementos para ganhar massa muscular: os 13 melhores

Suplementos para ganhar massa muscular: os 13 melhores | Blog Hopper

Os 13 melhores suplementos para ganhar massa muscular são:

  • Creatina
  • Glutamina
  • Whey protein
  • Carnitina
  • BCAA
  • L-Arginina
  • Maltodextrina
  • Cafeína
  • Beta Alanina
  • Caseína
  • Albumina
  • Ácido Nítrico
  • Proteínas Vegetais

Para quem deseja ganhar massa muscular de maneira eficiente e com qualidade, os suplementos alimentares podem ser grandes aliados nesse processo.

Eles são facilitadores nesse objetivo, pois tem como objetivo melhorar o desempenho físico durante a prática da atividade física e também acelerar o tempo de recuperação, otimizando o ganho de massa muscular, além de também complementarem o aporte de aminoácidos da dieta.

Os 13 melhores suplementos para ganho de massa muscular

Creatina

O suplemento com o maior nível de comprovação científica do mundo, sendo nível A de eficiência, trazendo excelentes benefícios para o ganho de massa muscular.

A creatina é um aminoácido produzido naturalmente pelo nosso corpo, entretanto, suplementar-lá traz maiores concentrações desse aminoácido.

Sua função principal é o aumento da força e potência muscular, aumentando a disponibilidade de energia para o músculo, o que pode promover o ganho da massa muscular.

Glutamina

Assim como a grande maioria dos aminoácidos, a Glutamina também é produzida naturalmente pelo nosso organismo e tem função importante na construção do músculo.

Sua suplementação pode ser interessante no ganho de massa muscular, pois ela auxilia no aumento de estoque de glicogênio no músculo, impedindo a catabolização e assim potencializando a síntese proteica.

Whey Protein

É a proteína do soro do leite, que pode ser obtida através do leite de vaca, que auxilia no aporte de aminoácidos da dieta, sendo importante na construção do músculo.

Sendo utilizado para o ganho de massa muscular, auxilia na recuperação muscular, por ter fácil e alta absorção, além de auxiliar no aumento da força.

É um produto muito versátil, que pode ser utilizado em receitas, shakes, consumido com água e leite, além de ser muito prático de carregar.

Carnitina

É uma substância que auxilia no aumento de oxigenação das células, aumentando a capacidade de produção de energia celular, o que contribui para o aumento do desempenho físico e da capacidade do corpo ao realizar atividades físicas.

Sua recomendação de consumo é de 2 g a 6 g/dia, sem contraindicações.

BCAA

Suplemento que contém 3 aminoácidos, sendo leucina, isoleucina e valina.

Assim como todos os aminoácidos, têm importante função na construção muscular, o BCAA não seria diferente, tem ação na reconstrução do tecido muscular e auxilia na recuperação muscular pós atividade física, garantindo assim melhor desempenho físico.

L-Arginina

A Arginina é precursora da síntese de de ácido nítrico no organismo, o que aumenta a disponibilidade de nutrientes para o músculo, atuando no metabolismo energético muscular energético e também na maior resistência ao estresse oxidativo.

Esse conjunto de ações benéficas para o tecido muscular, auxilia no ganho de massa, pois aumenta a capacidade do músculo de desempenhar a atividade física, causando maior impacto na síntese proteica.

Maltodextrina

Além da proteína, o carboidrato tem uma função importante no ganho de massa muscular, pois ele repõe o glicogênio muscular, componente importante que disponibiliza energia para o músculo.

Como o carboidrato é a fonte de energia principal para o músculo, ao termos estoques adequados desse macronutriente no músculo, diminuímos a utilização de aminoácidos como fonte de energia, impedindo o catabolismo.

Utilizá-lo após o treino, otimiza a recuperação muscular e também a reposição de energia para o músculo.

Cafeína

Além de estar entre os 5 suplementos com maior comprovação científica, sendo muito seguro para utilização por praticantes de atividade física, é um suplemento que melhora o desempenho físico, diminuindo a percepção subjetiva de esforço muscular.

Além disso, aumenta o foco e a concentração durante a atividade física, o que é benéfico por aumentar a qualidade do treino.

Beta Alanina

Também presente na lista dos 5 suplementos com maior comprovação científica, tem papel importante no aumento do desempenho físico.

Sua função principal é a de retardar a fadiga muscular, através do efeito tamponante que causa por ser precursora de carnosina, que diminui o ácido lático produzido pela atividade física de alta intensidade.

Aumenta o desempenho físico e contribui para o ganho de massa muscular, pois potencializa a capacidade muscular de exercer as atividades em maior intensidade.

Caseína

A Caseína representa grande parte das proteínas presentes no leite, tendo grande influência no estímulo da hipertrofia muscular e evitar o catabolismo.

Possui ação antioxidante, atuando na redução dos radicais livres, trabalhando diretamente na manutenção de massa muscular.

Como todo aminoácido, auxilia na nutrição adequada e na disponibilidade de proteína na síntese proteica.

Albumina

Tem a mesma função que o Whey Protein e a Caseína, podendo ser encontrada no leite e na clara do ovo.

Produzida naturalmente pelo organismo em quantidades basais, sua suplementação pode auxiliar no aporte proteico, aumentando a síntese de proteínas pelo músculo.

Ácido Nítrico

Tem um papel bem eficiente no ganho de massa muscular, já que sua suplementação, retarda a fadiga muscular durante a prática de atividade física e melhora a recuperação muscular, fazendo com que o indivíduo consiga fazer mais sessões de treinamento, sem ter queda na performance, além de auxiliar na manutenção do ganho de massa muscular adquirido.

Proteínas Vegetais

Aminoácidos que vem de grãos como o arroz e ervilha, com a mesma função que o Whey Protein convencional (soro do leite), disponibilizando os aminoácidos necessários para a síntese proteica, sendo uma opção para aqueles que não consomem alimentos e/ou suplementos de origem animal.

Qual o melhor suplemento para ganhar massa muscular nas pernas e glúteos?

Bom, quando consumimos um alimento ou suplemento, os nutrientes disponibilizados por eles fazem a nutrição do corpo de maneira generalizada.

Se você quer ganhar massa muscular em um local específico do corpo, deve direcionar e intensificar o treinamento para essa área.

Quais os melhores suplementos para engordar e ganhar massa muscular?

Para que você entenda as terminologias, engordar é igual a ganhar gordura corporal, o que não é interessante e não deve ser prioridade em nenhum objetivo que se diz respeita a composição corporal.

O que acontece é que, na hipertrofia, trabalhamos com mais calorias do que gastamos, ou seja, em superávit calórico e se a dieta não for bem programada, o ganho de gordura pode acontecer, mas é uma consequência e não o objetivo principal.

Dito isso, qualquer suplemento pode estar presente para o ganho de massa muscular, desde que todo o contexto esteja alinhado para isso.

Toda e qualquer suplementação deve respeitar a individualidade de cada indivíduo e deve ser analisada por um Nutricionista.

Quanto tempo leva para ganhar massa muscular tomando suplemento?

Não tem como determinar um tempo exato para isso, cada organismo responde de uma maneira aos estímulos que lhe são oferecidos.

Além de que, esse tempo depende do empenho e dedicação de quem está buscando, tipo de atividade física praticada, alinhamento da dieta e outros fatores que favorecem o ambiente para concluir este objetivo.

Suplemento alimentar para ganhar massa muscular faz mal à saúde?

No geral, todos os suplementos disponibilizados no mercado são seguros para o consumo, a não ser que o indivíduo tenha alguma sensibilidade aos componentes presentes na formulação.

Existem suplementos para ganhar massa muscular caseira?

A principal fonte de nutrientes para o organismo, são os alimentos e você pode utilizá-los para atingir esse objetivo.

Os suplementos que temos disponíveis no mercado, são extraídos de fontes alimentares no geral.

A combinação correta de alimentos promoverá o ganho de massa muscular e o suplemento pode complementar, facilitar e otimizar esse aporte.

Quem amamenta pode tomar suplementos para ganhar massa muscular?

Em sua grande maioria, não existem contraindicações no consumo de suplementos alimentares para lactentes, entretanto, o ideal é que seja feito um acompanhamento para indicação ou não da suplementação nessa fase.

Como escolher suplementos para ganhar massa muscular?

Todo e qualquer suplemento deve ser indicado por um profissional Nutricionista, que adequa a utilização e quantidade de consumo de acordo com a rotina e tipo de atividade física praticada pelo indivíduo.

Conclusão

Todos os praticantes de atividade física buscam o melhor shape possível e isso só é possível com a diminuição do percentual de gordura e aumento da massa muscular.

Os suplementos podem exercer papel importante e facilitador nesse processo de ganho de massa muscular, melhorando o desempenho físico e fornecendo a melhor nutrição para a síntese protéica adequada.

Procure um profissional Nutricionista para inclusão e instrução de uso desses suplementos no seu plano alimentar.

Deixe um comentário

Relacionados

Assine nossa Newsletter

plugins premium WordPress
Rolar para cima