TCB 2022: O que é, como funciona e como participar?

Tcb 2022 | Blog Hopper

O que é o TCB?

O TCB é a maior competição nacional de Cross, por isso acaba se tornando o objetivo, a meta de muitos dos atletas da modalidade no país. Podemos dizer que se classificar pro TCB traz um certo “status”.

O campeonato começou em 2010, assim como todo e qualquer campeonato de Cross da época, dentro do Box com poucos atletas participando, mas foi evoluindo de maneira significativa ano após ano.

Em 2012 o campeonato passou para um ginásio e contou com mais de 100 atletas, a partir desse ponto algumas mudanças começaram a ser necessárias para selecionar, nivelar os atletas que iam participar, o que foi feito em 2013 através do CrossFit Open.

Em 2014 o TCB começou a utilizar as seletivas para selecionar os melhores de cada região do país para participarem da grande final, que contou com 86 atletas e mais de 10.000 espectadores.

A competição continuou a crescer, com a adesão de cada vez mais atletas às seletivas, e com a abertura de novas categorias, Masters, Teens e Times, no decorrer dos anos.

Em 2022 o TCB bateu o recorde de inscrições nas seletivas, com 2253 atletas disputando uma das 300 vagas disponíveis na grande final no estádio do Ibirapuera, em São Paulo.

Foi o primeiro ano do TCB no estádio do Ibirapuera e os atletas tiveram que realizar diversos testes, desde natação à ginásticos altamente complexos e cargas altíssimas.

Na categoria Elite Masculina, a disputa durante os quatro dias ficou principalmente entre Bruno Miranda, Kalyan Souza, Vinicius Klaus Stolben, Pedro Martins e Luiz Henrique Alves Moreira, depois de 10 provas, o atleta que ficou no topo e se consagrou campeão do TCB de 2022 foi o Bruno Miranda, seguido do Kalyan Souza e em terceiro lugar, Vinicius Stolben.

Na categoria Elite Feminina, a disputa durante os quatro dias ficou principalmente entre Larissa Cunha, Fernanda Dotto e Maria Lívia Nascimento, respectivamente, a primeira, segunda e terceira colocadas.

Depois de alguns anos sem participar do TCB, a atleta da Hopper Lari Cunha conseguiu se distanciar das suas competidoras logo no início da competição e manteve a liderança até o final.

Já na categoria Equipes, quem levou a melhor foi o time da K9 CrossFit, K9 Blindex, seguido pelo time da Blacksheep, Team Treta, e o time da Soren CrossFit, Team Soren.

Você consegue conferir a tabela de classificação completa e de todas as categorias no site do TCB.

Como funciona o TCB?

O TCB é uma competição de quatro dias, com uma média de 10 provas divididas entre esses dias.

É a competição mais demandante do país e para participar os atletas têm que estar preparados para enfrentar todo e qualquer desafio.

Hoje a competição conta com 13 categorias, Elite, Master 35-39, Master 40-44, Master 45-49, Master 50+, Teens, todas divididas entre masculina e feminina, e Times.

Como participar do TCB?

Para participar do TCB a pessoa deve, primeiro, estar apta fisicamente para cumprir os pré-requisitos das Seletivas. Como já falado anteriormente, o TCB é uma competição difícil, demandante, e cobra altos padrões. Para conferir os pré-requisitos de cargas e movimentos, basta conferir o livro de regras da temporada no site do TCB.

Então, conseguindo cumprir esses pré-requisitos, a pessoa pode se inscrever em uma das Super Seletivas espalhadas por todo o país.

Depois de dois dias de competição nas Seletivas, os melhores atletas de cada categoria avançam para a grande final.

As vagas podem variar, mas nas categorias Elite Masculina e Feminina, no ano de 2022, foram 48 para os homens e 36 para as mulheres, para as categorias Masters e Teens, 10 para os homens e 10 para as mulheres, e para os times, 24.

Quando acontece o TCB?

Agora já temos as datas da temporada de 2023, então quem tem interesse em participar ou acompanhar o TCB no ano que vem, é importante ficar atento.

As inscrições para as Super Seletivas irão começar em Dezembro de 2022, as Seletivas vão acontecer entre 10 de junho a 23 de julho de 2023, e a grande final de 07 a 10 de Setembro de 2023.

Onde assistir o TCB?

Nos últimos anos o TCB foi transmitido pelo canal da Hopper Nutrition no Youtube e no Instagram, então se você não quiser perder os melhores atletas do país disputando esse título no ano que vem, clique aqui e faça sua inscrição.

Conclusão

O TCB é o maior e mais respeitado campeonato nacional, então se você é atleta, ou treinador e planeja um dia se classificar para essa competição, recomendo que estude a programação dos anos anteriores, entenda o que é cobrado, para assim, conseguir se preparar da melhor maneira possível.

E, é claro, se quiser acompanhar de perto toda temporada de 2023 do TCB, siga a competição nas redes sociais 

Deixe um comentário

Relacionados

Assine nossa Newsletter

plugins premium WordPress
Rolar para cima