Whey Protein Isolado: O que é, para que serve e como tomar?

Whey Protein Isolado: O que é, para que serve e como tomar? | Blog Hopper

O Whey Protein é o suplemento mais famoso no mundo fitness, devido a sua versatilidade, praticidade e aplicabilidade em diversas situações do dia-a-dia, podendo ser utilizado por quem treina ou por quem busca um estilo de vida mais saudável de maneira geral, sendo estudado e aperfeiçoado ao longo dos anos.

No mercado, temos alguns tipos de Whey Protein disponíveis para comercialização, um deles é o Whey Protein Isolado, que por processo industrial, isola a parte proteica do soro do leite, trazendo maior pureza, melhor absorção e aproveitamento dos aminoácidos para o organismo, tendo alto valor biológico em seu aminograma (aminoácidos que compõe a sua formação).

O que é o Whey Protein Isolado?

É um suplemento alimentar, feito através do soro do leite por processos de extração e filtração, assegurando que contenha cerca de 90% de proteína em sua concentração, incluindo aminoácidos essenciais, como é o caso dos BCAAs.

Tem teor baixíssimo de carboidratos e não contém gordura, sendo assim contribui para o aporte proteico diário e auxilia na formação dos músculos e ossos.

Qual a função do Whey Protein Isolado no organismo?

Além de seus inúmeros benefícios para o organismo, tem função na melhora da imunidade, diminuição do catabolismo muscular, auxilia na recuperação, manutenção e crescimento muscular, atua no aumento da performance (devido a melhoria da composição corporal e melhor fornecimento de aminoácidos para o músculo) e se tornou uma das melhores opções para quem deseja ter ganho de massa muscular, sem aumentar o consumo de gorduras em sua dieta.

Para que serve o Whey Protein Isolado?

Tem diversas forma de ser aplicado na rotina do dia-a-dia, para indivíduos comuns que têm nível de treinamento moderado, auxilia no emagrecimento e definição muscular, devido a sua baixa concentração de carboidratos, isenção de gorduras e alta concentração de proteínas, pode ser utilizado em uma estratégia hipocalórica (onde se tem a redução de calorias).

Pelo mesmo motivo, é muito utilizado por aqueles que buscam melhora de performance no treino e aumento de massa muscular, otimizando esse processo.

Como é um dos suplementos com maior concentração de proteína, auxilia na construção, recuperação e definição muscular, sendo incluído no pós treino de muitos praticantes de atividade física, por conta de seu alto valor biológico, rápida absorção e fácil digestão.

Como tomar Whey Protein Isolado?

Para melhor aproveitamento de seus benefícios, temos 3 momentos que seriam os melhores para seu consumo:

Pós Treino 

Devido a janela metabólica que acontece após a sessão de treino intenso, categorizada pela depleção/utilização dos estoques de aminoácidos no músculo, onde os nutrientes ingeridos são melhores aproveitados. Com a proteína não seria diferente, consumir após o treino garante a melhor síntese proteica, atuando na recuperação e construção muscular.

Entre as refeições

Para complementar o aporte proteico diário caso você não consiga consumir algo sólido, garantindo a nutrição adequada ao seu organismo.

Antes de dormir

Prevenindo o catabolismo muscular, atuando na síntese proteica e recuperação muscular durante o sono, garantindo melhoria da composição corporal.

Além disso, devido à sua versatilidade, pode ser utilizado em receitas como: panquecas, mingaus, shakes, bolos e etc. Pode ser consumido com água, leite, iogurte e frutas.

A quantidade de consumo é individual para cada pessoa e deve ser indicada por um profissional Nutricionista.

Quais são os benefícios do Whey Protein Isolado?

Dentre toda a sua funcionalidade e aplicabilidade, podemos citar:

  • Aumento da saciedade;
  • Recuperação Muscular mais eficiente;
  • Aporte proteico adequado para diversas estratégias nutricionais;
  • Ganho de Massa Muscular, quando associado ao treinamento correto;
  • Definição Muscular, quando associado a um percentual de godura baixo;
  • Tratamento de Sarcopenia;
  • Auxilia na cicatrização tecidual;
  • Preservação e Manutenção de Massa Muscular existente.

Qual a diferença entre Whey Protein Isolado e Whey Protein Concentrado?

O Whey Protein Isolado e o Concentrado, tem algumas características que os diferenciam, apesar de serem dois produtos muito similares, que auxiliam no aporte de proteínas na dieta.

O Whey Protein Isolado, assim como o ISO Whey da Hopper Nutrition, passa por um processo muito mais sofisticado em sua produção, que é o de separação química. Esse processo filtra a lactose do soro do leite, concentrando mais proteína, que representa 90% da composição do produto. Além disso, retira a gordura e possui níveis mais baixos de compostos bioativos.

Já o Whey Protein Concentrado, assim como o Built Whey da Hopper Nutrition, passa por um processo de separação física, concentrando 80% da proteína do soro do leite, sem filtrar a lactose, outros carboidratos e a gordura (mesmo que essa esteja em níveis reduzidos, junto com o colesterol). Contém também um pouco mais de compostos bioativos. 

Qual a diferença entre Whey Protein Isolado e Hidrolisado?

Diferente do Whey Protein Isolado e Concentrado, o Whey Protein Hidrolisado (nosso FORGE, primeiro Whey Protein da Hopper Nutrition) passa por um processo chamado hidrólise, que é um pouco mais complexo que os dois anteriores.

Esse tipo de processo garante qualidade máxima na quantidade de proteínas de rápida absorção, tornando-as em aminoácidos e facilitando a digestão e absorção das proteínas. Contém 90% de proteínas, não contém lactose e é o tipo de Whey Protein mais hipoalergênico entre os demais.

Quem não pode consumir Whey Protein Isolado?

Qualquer pessoa, praticante de atividade física ou não, pode consumir o Whey Protein Isolado, desde que não tenha nenhuma sensibilidade aos componentes da fórmula.

Pessoas com alergia à proteína do leite ou alérgicos a corantes que podem estar adicionados ou outros componentes, não devem consumi-lo.

Gestantes e Lactantes, devem consultar seu médico para incluir o Whey Protein Isolado em sua dieta, mesmo que não haja contra indicações constatadas nesse caso.

Inclusive o Whey Protein Isolado pode auxiliar em alguns casos, como em pacientes com sarcopenia (grande perda de massa muscular), ou com osteoporose (descalcificação óssea) e até mesmo com imunidade baixa, pois auxilia no fortalecimento do sistema imunológico.

Quais são as contraindicações do Whey Protein Isolado?

Indivíduos alérgicos à proteína do leite, pois teremos efeitos negativos como, náuseas, enjoo, diarreia, dor de cabeça, podendo ter reações alérgicas mais severas a depender do nível de intolerância ou que tenham alguma insuficiência renal ou hepática, neste segundo caso, não é que pode agravar os sintomas da doença, mas qualquer suplementação deve ser acompanhada de um médico, já que temos alterações no metabolismo desses indivíduos. 

Conclusão

O Whey Protein Isolado traz grandes benefícios para a saúde, auxiliando no aporte de proteínas em diversos tipo de dieta, sendo essa pessoa praticante de atividade física ou não.

Seu consumo deve ser instruído por um profissional Nutricionista que encaixa no melhor momento do seu dia, além de posicionar corretamente o seu uso durante o dia-a-dia.

 

 

Deixe um comentário

Relacionados

Assine nossa Newsletter

plugins premium WordPress
Rolar para cima