Treino de cardio: o que é, objetivos, como e quando fazer

Treino de cardio | Blog Hopper

O treino de cardio ou treino cardiorrespiratório é amplamente utilizado por quem busca saúde e qualidade de vida, emagrecimento e nas mais diversas modalidades esportivas. Por isso é fundamental entendermos como estruturar um treino cardiorrespiratório!

O que é treino cardio?

Treino cardio é uma abreviação de treino cardiorrespiratório, que também pode ser chamado de treino de endurance, treino de resistência ou treino aeróbio.

Quais são os objetivos do treino cardiorrespiratório?

Os principais objetivos do treino cardiorrespiratório são a melhora no sistema cardiovascular e respiratório, através da melhora da captação e utilização do consumo de oxigênio durante o exercício. Porém temos benefícios com o treino cardiorrespiratório, como melhora da quebra, utilização e metabolização dos estoques de gordura, melhora mitocondrial através da Biogênese Mitocondrial, entre muitos outros fatores.

Qual é a diferença entre treino cardiorrespiratório e aeróbico?

Na teoria não existe diferença entre treino cardiorrespiratório e aeróbico. Entretanto, alguns treinadores diferenciam essas 2 nomenclaturas como:

  • Treino cardiorrespiratório é o treinamento aeróbio feito de forma sistematizada, controlando as variáveis e buscando um objetivo específico.
  • Treino aeróbico é todo treino de média ou longa duração feito de forma cíclica e contínua, independentemente do controle das variáveis do treinamento.

Quais são os benefícios do treino cardiorrespiratório?

1. Queima da gordura corporal

O treino cardiorrespiratório promove um aumento no gasto calórico, ou seja, “consumimos” mais calorias, o que auxilia na diminuição da gordura corporal.

2. Aumenta a disposição e o bem-estar

O treino cardiorrespiratório libera hormônios ligados a disposição e bem-estar, especialmente quando feito de forma constante. É comum também vermos pessoas engajadas no treino cardiorrespiratório melhorarem sua alimentação, o que otimiza ainda mais sua disposição e bem-estar.

3. Melhora a resistência e recuperação muscular

O treino cardiorrespiratório promove uma adaptação importante que é o aumento da resistência muscular, ou seja, uma maior capacidade de suportar períodos prolongados de contração muscular. Fora isso, a recuperação muscular fica otimizada após um período prolongado de treinamento cardiorrespiratório, especialmente pela da Biogênese Mitocondrial.

4. Fortalece os pulmões e coração

O treino cardiorrespiratório sistematizado promove uma melhora no sistema cardiovascular, pulmonar e respiratório.

5. Ajuda a manter a saúde mental

O treino cardiorrespiratório traz grandes benefícios para a saúde mental, especialmente quando feito em grupo ou com um objetivo pré-determinado.

Quem pode fazer treino cardio?

Qualquer pessoa pode fazer um treino cardiorrespiratório. Entretanto, pessoas com algum tipo de patologia precisam estruturar corretamente seu treino. O ideal é procurar um profissional qualificado para que ele possa estruturar corretamente seu treino.

Como estruturar um treino cardio

Treino cardiorrespiratório de baixa intensidade

São os treinos feitos em baixa intensidade durante um período prolongado de tempo, de maneira contínua. Muito utilizado em esportes de endurance como ciclismo, corrida e triathlon.

Treino cardiorrespiratório de alta intensidade

Quando o exercício é feito em alta intensidade, a duração dele é menor do que quando fazemos um treino em baixa intensidade. Esse protocolo é muito utilizado nos esportes para aumentar a tolerância à fadiga.

Quando fazer um treino cardiorrespiratório?

O treino cardiorrespiratório pode ser feito em qualquer momento do dia. Uma dúvida comum é como conciliar o treino cardiorrespiratório com o treino de musculação, especialmente quanto a qual a ordem de execução dos 2 treinos. Se o objetivo for ganho de força, massa muscular ou emagrecimento, o ideal é priorizar a musculação. Agora se o objetivo for o treino cardiorrespiratório, deve-se começar por ele.

Perguntas frequentes sobre treino cardio

Existe contraindicação para treino cardiorrespiratório?

Pessoas com algum tipo de patologia, como hipertensos, precisam estruturar corretamente seu treino. O ideal é procurar um profissional qualificado para que ele possa estruturar corretamente seu treino.

Fazer um treino cardio em casa funciona?

Sim, desde que o treino seja estruturado levando-se em consideração o volume e a intensidade do exercício.

Com que frequência o treino cardiorrespiratório deve ser feito?

Não existe uma frequência ideal, pois depende do nível de treinamento da pessoa. Quanto mais treinado, mais vezes por semana pode-se fazer o treino cardiorrespiratório

Como ter mais energia para fazer um treino de cardio?

Uma boa estratégia é a utilização de estimulantes como pré-treinos ou termogênicos a base de cafeína, pois assim as respostas ao treinamento serão otimizadas.

Conclusão

O treino cardiorrespiratório é eficiente para provocar adaptações positivas no emagrecimento, na saúde e qualidade de vida, além de otimizar a performance e a recuperação muscular.

Deixe um comentário

Relacionados

Assine nossa Newsletter

plugins premium WordPress
Rolar para cima