Agachamento sumô: o que é, para que serve e como fazer

agachamento sumô

O agachamento sumô é um dos mais tradicionais exercícios para membros inferiores, principalmente pela ativação dos músculos adutores e quadríceps. Para otimizar os resultados com o agachamento sumô fizemos esse artigo completo com todas as dicas.

O que é agachamento sumô?

O agachamento sumô é um dos mais tradicionais exercícios para membros inferiores, sendo uma variação avançada do agachamento tradicional. 

Por se tratar de um exercício complexo, que envolve uma grande consciência corporal, boa mobilidade e força dos membros inferiores, além da grande ativação do core e membros superiores, é mais indicado para pessoas treinadas do que para iniciantes.

Para que serve o agachamento sumô?

O agachamento sumô é um excelente exercício para membros inferiores. Entretanto, pela mecânica do movimento, é exigido do atleta uma grande consciência corporal, onde o mesmo precisa de uma grande ativação do core para manter a postura durante todo o movimento, já que a tendência é perder a postura principalmente na região lombar. 

Fora isso, é comum segurarmos um halter ou barra durante a execução do movimento, o que aumenta a ativação dos membros superiores.

Quais músculos são trabalhados no agachamento sumô?

No Agachamento sumô são trabalhados todos os músculos dos membros inferiores, em especial os adutores pela posição afastada das pernas em relação ao quadril. 

Além disso, o core é muito ativado para manter a postura durante o exercício, e os membros superiores também têm importante função na sustentação do peso durante o movimento. 

Como executar o agachamento sumô?

Afaste seus pés para que eles fiquem em uma distância ligeiramente maior do que a largura dos ombros, com a ponta dos pés deve ficar voltada para fora. 

Agache afundando o quadril para que a coxa fique paralelas ao chão, com as costas bem retinhas e alinhadas, sempre “empurrando” os calcanhares em direção ao chão. Após isso, volte à posição inicial do movimento.

Quais são os tipos de agachamento sumô?

Com halter

Uma variação bem conhecida do agachamento sumô é a utilização de um halter na frente do corpo. Essa variação é interessante para aumentar a amplitude de movimento durante o exercício, porém pode ser desconfortável para alguns dependendo do tipo de halter que você segura. Podemos também trocar o halter por um kettlebell.

Com barra livre

Com a mecânica parecida quando usamos um halter, a grande diferença é que a barra permite uma maior quantidade de peso quando comparado com halteres.

No Smith

Idêntico ao agachamento sumô com a barra livre, porém no Smith a barra é fixa, exigindo menos consciência corporal e possibilitando o uso de mais peso.

Perguntas frequentes sobre agachamento sumô:

Quem pode fazer agachamento sumô?

Qualquer um que tenha experiência em musculação, especialmente em agachamento livre.

Qual a postura ideal para agachamento sumô?

Afaste seus pés para que eles fiquem em uma distância ligeiramente maior do que a largura dos ombros, com a ponta dos pés deve ficar voltada para fora. Agache afundando o quadril para que a coxa fique paralelas ao chão, com as costas bem retinhas e alinhadas, sempre “empurrando” os calcanhares em direção ao chão. Após isso, volte à posição inicial do movimento.

Qual exercício substitui o agachamento sumô?

O grande diferencial do agachamento sumô é a maior ativação dos músculos adutores da coxa, juntamente com outros músculos fundamentais dos membros inferiores como quadríceps, posteriores de coxa e glúteos. Fora tudo isso temos a manutenção da postura exigida durante o movimento e a ativação dos membros superiores para sustentar o peso. Neste sentido, o agachamento sumô faz um exercício único e importante em um treino de membros inferiores.

Vale a pena ter agachamento sumô no treino?

Com certeza, especialmente por todos benefícios do agachamento sumô citados neste artigo.

Como potencializar o agachamento sumô?

Aumentando a amplitude de movimento usando um Step ou caixote e colocando mais carga no exercício.

Conclusão

O agachamento sumô é um excelente exercício para membros inferiores, especialmente para trabalhar os músculos adutores da coxa e quadríceps.

Deixe um comentário

Relacionados

Assine nossa Newsletter

plugins premium WordPress
Rolar para cima