Alimentos para aumentar a imunidade

Cuidar da nossa imunidade previne inúmeras doenças, isso é um fato. Apesar de sabermos que para um sistema imunológico saudável, diversos fatores devem estar alinhados no nosso organismo, a alimentação se faz muito importante nesse processo.

Tendo em vista que através do alimento, fornecemos todas as vitaminas e sais minerais necessários para o bom funcionamento do nosso corpo, alimentar-se corretamente é primordial para a construção e manutenção de uma imunidade forte.

Qual a importância na dieta para auxiliar na imunidade?

Combinar hábitos saudáveis (sono, prática de atividade física e outros) a uma boa alimentação, faz toda a diferença na saúde do nosso sistema imunológico.

Quanto melhor for a sua dieta, ou seja, o mais natural e limpa possível, melhor será a qualidade dos nutrientes que você fornece para o seu organismo.

Quais alimentos aumentam a imunidade?

Limão

Por ser rico em vitamina C (antioxidante), principalmente, e também em outras vitaminas importantes para o nosso organismo, o limão é um excelente aliado para a manutenção da imunidade.

Laranja

Assim como o limão e outras frutas cítricas, a alta concentração de Vitamina C, que possui ação antioxidante, auxilia na saúde do sistema imunológico. Aumenta propriedades anti-inflamatórias, resistência à inflamações e absorção de outras minerais, como o Ferro.

Abacate

Possui nutrientes essenciais para a imunidade, como a Vitamina E e o Ômega 3, substância que ajuda a melhorar o funcionamento cognitivo e melhor circulação do sangue.

Morango

Da mesma família das frutas cítricas, contendo Vitamina C, grande aliada na ação antioxidante e na prevenção de inflamações.

Melancia

Contém substâncias vasodilatadoras que melhoram a pressão arterial, além de conter licopeno que ajuda a diminuir o colesterol, trabalhando assim para a melhoria da saúde de maneira geral e consequentemente a imunidade.

Romã

Rica em Vitaminas A, C e E, auxilia no controle e prevenção de doenças inflamatórias,  contendo também nitratos que auxiliam no controle e diminuição da pressão arterial, por serem vasodilatadores.

Gengibre

Conhecido pelo seu poder bactericida, auxilia também no tratamento e prevenção de inflamações e defesa do organismo. Contém em sua composição Vitamina C e B6, poderosos antioxidantes.

Brócolis

Rico em ácido fólico, que auxilia na produção de glóbulos brancos, células de defesa do sistema imunológico. Pela presença de fibras, auxilia no controle da glicemia sanguínea e fortalece os ossos, por conter cálcio.

Couve

Da família dos alimentos verdes escuros, a couve também possui ácido fólico em sua composição, auxiliando na produção de células de defesa do organismo. Além de auxiliar no bom funcionamento do organismo, como melhora da função intestinal, por exemplo.

Cebola

Assim como os demais alimentos que auxiliam na imunidade, tem grandes propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, contém Vitamina C e Vitaminas do Complexo B e vários outros minerais.

Alho

Ricos em Vitaminas A, C e E, que são essenciais para a saúde do sistema imunológico. Dê preferência para o consumo in natura, sem cozimento.

Pimenta

Fonte de betacaroteno, convertido em vitamina A no organismo,  que protege o organismo de infecções.

Coentro

O coentro é rico em polifenóis, fitoquímicos e carotenóides, ajuda no controle da glicemia, auxilia a redução do colesterol e triglicérides, tem efeito diurético e tantos outros benefícios associados que melhoram o funcionamento do organismo, fortalecendo a imunidade.

Cúrcuma

Especiaria muito conhecida e utilizada devido à sua ação anti-inflamatória, além de auxiliar no processo de detoxificação hepática e controle de glicemia sanguínea.

Tomate

Fonte de licopeno, ajuda na prevenção do câncer, é rico em Vitamina C e auxilia na diurese também, auxiliando no bom funcionamento dos rins.

Espinafre

Rica em carotenóides e polifenóis, substâncias que possuem ação antioxidante e antiinflamatória.

Azeite

Contém em sua composição Vitaminas E, A e D, poderosos antioxidantes. Também possui ácidos graxos (como o Ômega 9), que auxiliam no controle do colesterol (aumento do HDL e diminuição do LDL), além de controlar o triglicérides.

Salmão

Rico em ômega 3, Vitamina D, Vitaminas do Complexo B, componentes que atuam beneficamente para o organismo.

Batata Doce

Fonte de Vitamina A, que é antioxidante. Também auxilia no controle da glicemia, o que ajuda no controle e prevenção de diabetes.

Linhaça

Rica em ácidos graxos, auxilia no controle do colesterol, melhora a pressão arterial e auxilia na prevenção de câncer.

Cogumelos

Ricos em Beta Glucanas, modulam sistema imunológico e auxiliam no aumento da imunidade, contribuem também para redução do colesterol.

Spirulina

Dispõe de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, auxilia no controle da pressão arterial e também na melhoria do perfil lipídico, sendo muito benéfico para o sistema imunológico

Kombucha

É probiótico, ou seja, melhora a flora intestinal, rico em vitaminas C, K e Complexo B, que possuem propriedades benéficas para o nosso organismo, agindo na diminuição do risco de desenvolvimento de inflamações.

Astaxantina

Reduz estresse oxidativo causado por atividade de alta intensidade, possuindo ação antioxidante e anti-inflamatória. Tem efeito antimicrobiano, benefícios cognitivos e para a saúde da pele. 

Chá Verde

Fonte de vitaminas e minerais muito importantes para o nosso corpo se manter saudável, como o manganês, potássio, ácido fólico, vitamina C, vitamina B1 e B2 e vitamina K, zinco, ferro e aminoácidos.

Própolis

Muito utilizado em shots matinais, tem propriedades cicatrizantes, ação antioxidante e anti-inflamatória, ações primordiais para a prevenção e controle de doenças.

Suplementos que auxiliam na imunidade

De maneira geral, todos os compostos presentes nos alimentos, podem ser suplementados diariamente, de acordo com a instrução e acompanhamento de um profissional.

Veja alguns:

Ômega 3, Vitamina C (efervescente), Aminoácidos Essenciais (21-15-9 Amino), Multivitamínicos, Própolis aquoso, Spirulina em pó e outros que serão avaliados em consulta se existe a necessidade ou não.

Mais dicas para o aumento da imunidade

Atividades Físicas

A prática de atividade física auxilia no fortalecimento do sistema respiratório, também na saúde dos músculos, promove liberação de hormônios e substâncias que trabalham beneficamente para a nossa imunidade, controla humor, auxilia no controle do peso, melhora da motilidade intestinal e diversos outros benefícios que melhoram nossa qualidade de vida e saúde.

Dormir

Durante o sono, temos a regulação de diversos hormônios que participam da manutenção da nossa saúde de maneira generalizada, por exemplo o cortisol, hormônio do estresse. Ter uma boa noite de sono é essencial para a imunidade.

Alimentação Balanceada

Sem sombra de dúvidas a alimentação se torna primordial para o fornecimento dos nutrientes adequados para o fortalecimento do sistema imunológico.

Uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras, tem papel determinante no bom funcionamento do nosso organismo e na prevenção de doenças.

Conclusão

Saber quais alimentos consumir para melhorar a imunidade é importante, mas mais do que isso, precisamos entender que um sistema imunológico forte e saudável, é construído por um conjunto de hábitos positivos no nosso dia-a-dia.

Praticar atividade física, dormir bem, ter bom relacionamento interpessoal, se alimentar adequadamente, fazem parte dessas ações.

Procure um profissional Nutricionista para auxílio e montagem de um plano adequado para a melhoria do seu sistema imunológico.

Deixe um comentário

Relacionados

Assine nossa Newsletter

plugins premium WordPress
Rolar para cima