Proteínas: antes ou depois do treino para melhorar os resultados?

Proteína antes dou depois do treino? | Blog Hopper

Que o consumo de proteínas diariamente é essencial para o nosso organismo, isso é fato, pois ela realiza o processo de recuperação muscular e construção de tecidos do nosso organismo. Agora, será que o consumo deve estar associado diretamente com os momentos que antecedem ou sucedem o treino?

Saber o que comer antes e depois do treino, o melhor horário para ingerir proteína, saber o tempo necessário para aproveitar a energia desse nutriente e a individualidade da pessoa é muito importante.

Vamos identificar qual o melhor momento para otimizar os resultados no treino, associado ao consumo de proteína antes ou depois do treino.

Qual é a importância das proteínas?

As proteínas são componentes estruturais e funcionais que compõem todas as células, tecidos e órgãos do nosso corpo, tendo um papel de extrema importância para a formação de tudo que está presente no nosso organismo.

Toda proteína é formada por uma cadeia de aminoácidos, alguns que nosso corpo produz, conhecidos como “não essenciais” e outros (9 deles) que nosso corpo não produz, conhecidos como “essenciais”, que são obtidos apenas através da dieta.

Você pode encontrá-la em fontes animais como carne bovina, peixes, frango, ovos e laticínios e em fontes vegetais como leguminosas (feijão, ervilha e etc) e cereais (grão de bico, arroz e etc).

Benefícios do consumo de proteínas?

As Proteínas têm papel essencial no nosso organismo, tendo diversos benefícios com o seu consumo:

  • Construção de Massa muscular;
  • Auxiliar em funções neurológicas;
  • Reparação, recuperação e cicatrização tecidual;
  • Aumento da saciedade;
  • Ganho de Massa Muscular, quando associado ao treinamento correto;
  • Definição Muscular, quando associado a um percentual de gordura baixo;
  • Tratamento de Sarcopenia;

Qual a quantidade necessária de proteína?

Essa porção é individual e tem correlação direta com o peso total do indivíduo, entretanto a OMS (Organização Mundial da Saúde) estipula que o aporte de 0,8 g por quilo de peso seja o suficiente.

Esse valor pode variar de acordo com o objetivo da pessoa, variando entre 0,8 a 2 g por quilo de peso.

Valores maiores de 2,2 g/kg não indicam trazer mais benefícios do que porções menores.

Proteínas: antes ou depois do treino?

Muito mais do que pensar em consumir a proteína antes ou depois do treino especificamente, precisamos pensar em como ela será distribuída ao longo do dia, já que ela exerce papel essencial no nosso organismo.

Sendo assim, o consumo de proteínas será importante antes e depois do treino, entretanto tudo isso deve ser avaliado juntamente ao conjunto de todas as refeições que o indivíduo realizará ao longo do dia.

Quando suplementar proteína?

Como o nome já diz, o suplemento será utilizado quando eu não conseguir suprir a demanda energética e disponibilidade de nutriente apenas com o alimento.

Podemos incluir o Whey Protein quando for mais prático para o indivíduo, num momento que ele não consiga consumir um alimento sólido, pensando em praticidade.

Também é interessante suplementar para indivíduos que têm muita dificuldade de ingerir grandes volumes de comida sólida ao longo do dia ou que tenham alguma comorbidade associada à perda de massa muscular, como é o caso da sarcopenia. 

Whey Protein: antes ou depois do treino?

Vantagens do Whey Protein antes do treino

A vantagem de se consumir Whey Protein antes do treino, é garantir uma grande quantidade de aminoácidos para os músculos (aminoácidos de cadeia ramificada principalmente, os BCAAs)  pois esses aminoácidos não precisam ser processados ​​pelo fígado e são absorvidos rapidamente pelas células musculares, evitando assim o catabolismo muscular.

O consumo de Whey Protein pré treino também pode ser vantajoso, pois impede que os níveis de açúcar caiam durante o treinamento, ajudando assim a manter os níveis de energia durante o exercício.

Vantagens do Whey Protein depois do treino

Depois de terminarmos a sessão de treinamento onde temos um grande desgaste muscular e perda de nutrientes, nosso corpo fica em estado catabólico, onde tem a maior necessidade por nutrientes e aminoácidos, esse estágio é muito conhecido por “janela de oportunidades”. Nesse ponto, ao consumir uma proteína de alto valor biológico como é o Whey Protein, podemos reverter o catabolismo para anabolismo e conseguir uma melhor recuperação muscular e aumento da síntese proteica.

Como escolher o melhor Whey Protein?

A indicação do Whey Protein adequado deve ser acompanhada por um profissional Nutricionista, que indicará o melhor tipo de acordo com o contexto da alimentação e objetivo do indivíduo.

No pré treino, a melhor apresentação seria a Isolada (por ter uma digestão mais rápida), já no pós treino a Concentrada (por ter a presença de uma quantidade de Carboidrato junto que auxilia na otimização da absorção pós treino).

Conclusão

O Whey Protein Isolado traz grandes benefícios para a saúde, auxiliando no aporte de proteínas em diversos tipos de dieta, sendo essa pessoa praticante de atividade física ou não.

Seu consumo deve ser instruído por um profissional Nutricionista que encaixa no melhor momento do seu dia, além de posicionar corretamente o seu uso durante o dia-a-dia.

Deixe um comentário

Relacionados

Assine nossa Newsletter

plugins premium WordPress
Rolar para cima