Treino em circuito: principais benefícios e como fazer

O treino em circuito é um dos modelos mais utilizados por atletas que buscam performance ou emagrecimento. Entretanto, é importante saber como estruturar o treino em circuito, como demonstrarei neste texto.

O que é treino em circuito?

O treino em circuito feito em academias e estúdios de treinamento funcional são na verdade modelos de programação de treinamento. O treinamento em circuito pode ser feito com aparelhos de musculação, elásticos, halteres, barras e com o próprio peso corporal.

Principais benefícios do treino em circuito

O treino em circuito tem como característica a alta intensidade, pois além da carga utilizada nos exercícios e/ou o alto número de repetições, temos também pequenos ou nenhum intervalo de recuperação entre os exercícios e séries. Isso faz com que o treino em circuito acumule metabólitos como lactato e hidrogênio, o que aumenta a fadiga muscular. Essa alta intensidade gera maior gasto calórico depois do exercício (efeito chamado de EPOC, consumo excessivo de oxigênio após o exercício). Esse maior gasto calórico pode acelerar o processo de emagrecimento. Além disso, por ser mais intenso, o circuito tende a ser um programa de treino mais curto, pois quanto mais intenso for o exercício, menor será o volume (tempo) de treino na sessão.  

Qual é a diferença entre treino em circuito e treino HIIT?

HIIT é o treinamento intervalado em alta intensidade, ou seja, é caracterizado pela relação de esforço x recuperação. Por exemplo, fazer 10 tiros de 40 segundos correndo o mais rápido possível intercalando com 20 segundos de recuperação é um modelo de HIIT. O HIIT pode ser feito com qualquer exercício, desde pular corda até saltar.

Já o circuito é caracterizado pela junção de vários exercícios realizados em sequência, sem intervalo de descanso entre os exercícios, como demonstrado neste artigo. Em ambos os modelos teremos respostas fisiológicas parecidas, como acidose metabólica e aumento do gasto calórico.

Como é organizado um treinamento em circuito

Na tabela abaixo demonstro uma forma de organização do treino em circuito usando o modelo full body, ou seja, treinando o corpo todo em uma mesma sessão de treinamento. Entre os exercícios não terá descanso, ou caso haja necessidade, um descanso mínimo. Ao acabar todos os exercícios em sequência, fez-se uma série. No exemplo abaixo utilizaremos 3 séries.

Podemos trocar esses exercícios por movimentos funcionais, como saltar, pular corda, barra fixa, flexões, correr, entre muitos outros, dependendo do objetivo e disponibilidade de equipamentos. O efeito será o mesmo.

Quem pode fazer treino em circuito?

Qualquer um pode fazer um treino em circuito, levando-se em consideração as características de quem irá executar esse treino.

Contraindicações para o treino em circuito

O treino em circuito não tem contraindicações. Entretanto, deve-se analisar quem irá realizar esse treino, seu nível de treinamento e objetivo, para direcionar melhor o tipo de circuito, sua intensidade e duração e até a escolha dos exercícios.

Conclusão

O treino em circuito é uma excelente opção para quem deseja emagrecer, aumentar sua resistência a fadiga ou mesmo para quem precisa realizar um treino mais curto. 

 

Deixe um comentário

Relacionados

Assine nossa Newsletter

plugins premium WordPress
Rolar para cima