Abdominal: pode fazer todo dia? Melhores exercícios

Um dos maiores mitos da musculação é quanto aos treinos de abdômen, principalmente com relação a quantidade de exercícios, frequência semanal de treino, etc. Para tirar todas as dúvidas, preparamos um artigo completo sobre esse tema.

Abdominal todo dia: isso é correto? Prejudica a saúde? Entenda

No passado acreditávamos que qualquer grupamento muscular precisava de um intervalo de recuperação de alguns dias para se recuperar. 

Entretanto, atualmente já sabemos que podemos treinar o mesmo músculo todos os dias e que não teremos prejuízos à saúde ou à performance, muito pelo contrário, temos ganhos com isso

É necessário apenas estruturar muito bem o treino quanto ao volume e a intensidade para que não haja excesso de treino.

Como potencializar o treino de abdômen: confira as dicas

Frequência correta

Existem diversos tipos de exercícios para o abdômen, desde os tradicionais até os exercícios para o core, que recrutam o abdômen. Temos ainda exercícios do tipo isométrico, com o peso corporal ou sobrecarga. São todas essas variáveis mais o volume (número de exercícios, séries e repetições) que vão definir a frequência com que faremos o treino de abdômen.

Quantidade x qualidade

Nem sempre mais exercícios para o abdômen vão significar mais resultados. Invista em uma maior amplitude de movimento durante a execução do movimento, escolha as melhores combinações para cada tipo de treino e varie os exercícios dentro da sua periodização, isso sim trará mais resultados!

Importância do descanso

Se você for fazer um número alto de exercícios para o abdômen, assim como vai fazer exercícios com grande sobrecarga, é preciso dar um intervalo de descanso maior entre os dias de treino para abdômen.

tipos de abdominal

Melhores exercícios para treino de abdômen

Abdominal Canivete

Inicialmente deve-se deitar no chão, estendendo os braços e as pernas. Após isso deve-se levantar os braços e as pernas, sempre tentando um encostar no outro, deixando a coluna em uma posição neutra, sem arquear a lombar, e fazendo uma contração intensa no abdômen para gerar o movimento.  

Abdominal com a perna elevada

Inicialmente deve-se deitar no chão, deixando os braços na lateral do corpo em uma posição que estabilize o movimento. Já as pernas ficam esticadas, elevando-as para cima, deixando a coluna em uma posição neutra, sem arquear a lombar, e fazendo uma contração intensa no abdômen para gerar o movimento.  

Abdominal lateral

Deitado, de costas para o chão, mantenha a perna direita flexionada sobre a esquerda, braços posicionados atrás da nuca com mãos entrelaçadas, deve-se levar o cotovelo esquerdo em direção ao joelho direito em um movimento de torção, sempre com o abdômen contraído.

Abdominal Sit-Up

O Sit-Up é um exercício muito potente para o abdômen, com grande ativação muscular para essa região. Deitado de costas no chão com a coluna lombar em contato com o solo, deve-se “descolar vértebra por vértebra e cabeça do chão”, em paralelo a uma elevação dos joelhos até alcançar a posição sentada.

Perguntas frequentes sobre exercícios de abdominal

Fortalecer o abdômen previne dores nas costas?

Uma das possíveis causas das dores nas costas, em especial lombar, pode ser por um desequilíbrio entre as forças de abdômen e lombar. Uma das intervenções mais comuns são os exercícios para o core, que já ativam os músculos do abdômen e da lombar.

Abdominal queima gordura localizada?

Não, esse é um dos maiores mitos que temos nas academias. O que queima a gordura localizada é a dieta e o gasto calórico do exercício, independentemente dele ser para abdômen. Aliás, abdominal tem um baixo gasto calórico comparado com exercícios complexos como agachamentos e levantamentos. Isso não anula a importância de se realizar exercícios para abdômen e o core!

Quantas abdominais por dia para definir a barriga?

Abdominais não definem a barriga, independentemente de quantos exercícios serão feitos!

Conclusão

Exercícios abdominais são importantes para o fortalecimento muscular, mas não aceleram a perda de gordura localizada. 

Deixe um comentário

Relacionados

Assine nossa Newsletter

plugins premium WordPress
Rolar para cima