O remo indoor é uma adaptação de um dos esportes mais tradicionais de todos os tempos, o remo olímpico. Para praticar o remo tradicional a barreira de entrada é bem alta, afinal o praticante precisa de instruções qualificadas, um barco, um local propício, como lagoa ou lago, e mesmo assim a prática ainda é limitada por condições meteorológicas.
Por todas essas circunstância o remo indoor foi criado, primeiro como uma maneira dos atletas treinarem independentemente das condições climáticas, depois se tornou uma modalidade própria e vem se tornando cada vez mais popular, aparecendo primeiro nos boxes de CrossFit, depois em academias tradicionais.
Por ser uma atividade com diversos benefícios, muitos têm optado pelo remo indoor como treino aeróbico, ao invés da tradicional esteira, bicicleta, ou escada.
Para que serve o Remo Indoor?
O remo indoor é uma máquina que simula o padrão de movimento do remo tradicional e pode ser utilizado nos mais diversos tipos de treinamento, o aparelho é um dos mais versáteis do mercado e muitos estímulos de treino podem ser obtidos através de protocolos nele.
Quais são os músculos trabalhados no Remo Indoor?
Um dos grandes benefícios e vantagens do remo indoor em relação a outros exercícios mono estruturais, como corrida, bicicleta, escada, transport, etc, é que ele trabalha o corpo inteiro.
As regiões mais cobradas são as pernas e as costas, mas como falado anteriormente, os braços, peito, antebraços, abdômen e outras regiões também são estimuladas.
Quais são os benefícios do Remo Indoor?
O remo indoor trabalha diversas capacidades físicas, como resistência cardiovascular, força, resistência muscular localizada, potência e velocidade, tudo vai depender do protocolo passado pelo professor de educação física e realizado pelo praticante.
Sendo assim, por ser um aparelho bem versátil é muito fácil trabalhar tanto treinos mais longos e contínuos, treinos mais curtos e intensos, treinos intervalados, entre outros estilos, que trabalham a melhora do condicionamento físico e podem ajudar, por exemplo, em um processo de emagrecimento.
Para trabalhar a capacidade e resistência aeróbia, o praticante pode realizar atividades contínuas, mais longas e em baixa intensidade. Por exemplo, um trabalho que está em alta no momento é o de Zona 2. Neste trabalho o praticante se mantém em atividade constante por 40 minutos ou mais, com a frequência cardíaca entre 60-70% da sua frequência cardíaca máxima.
Já para o desenvolvimento de potência e velocidade, é mais interessante focar em trabalhos curtos e intensos, muitas vezes intervalados. Por exemplo, um protocolo muito popular no CrossFit é o uso de EMOM’s, ou seja, realizar uma tarefa dentro do minuto pelo tempo estipulado. No caso específico do remo, fazer 10-15 calorias por minuto, por 10 minutos.
E para perda de gordura, emagrecimento, que é o objetivo de muitas pessoas, todo e qualquer tipo de treino no remo vai ajudar e estimular, desde que o praticante esteja com a alimentação alinhada, seguindo uma dieta com déficit calórico, como é necessário.
Qual é o tempo ideal para praticar o Remo Indoor?
Uma das outras vantagens do remo indoor, é que é um aparelho que as pessoas podem ter em casa, não ocupa tanto espaço, e assim diminuem a barreira de entrada pois podem fazer a atividade a qualquer hora do dia.
Não tem necessariamente um tempo ideal para a prática do remo indoor, alguns protocolos de treino vão levar mais tempo, outros menos, mas é interessante ressaltar que mesmo um treino curto no remo, de cinco minutos, pode ser muito eficiente, pois a intensidade alcançada pode ser bem alta.
Quais cuidados tomar ao praticar Remo Indoor?
Assim como todo e qualquer exercício físico, os benefícios do remo indoor serão colhidos quando feito da maneira correta, então procure um treinador qualificado para te orientar e prescrever os treinos.
Conclusão
O remo indoor é uma ótima atividade e pode trazer inúmeros benefícios para os praticantes, como já falado anteriormente, e é não é uma atividade complexa, difícil de aprender, nem que possui um alto risco de lesão, como a corrida tem pelo impacto constante, sendo assim, é um ótimo custo benefício.